Honda anuncia que vai investir R$ 4,2 bilhões na operação de automóveis no Brasil

Montadora financiará produção de dois novos modelos, inclusive um híbrido flex, com os recursos do aporte


Bruno de Oliveira

A Honda anunciou nos estertores da sexta-feira, 19, que vai investir R$ 4,2 bilhões na operação de automóveis no Brasil, mais precisamente na fábrica de Itirapina (SP). O ciclo de investimento abrange o período 2024-2030.

O aporte ocorreu após encontro do presidente da montadora na América do Sul, Arata Ichinose, com o o presidente Lula e o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, na capital federal.

De acordo com o executivo, o ciclo de investimento vai financiar a produção de um novo modelo na unidade do interior paulista.

Há expectativa de que seja o novo WR-V, já lançado no Japão. Feito sobre a plataforma do City, o modelo vai brigar com Fiat Pulse e o Renault Kardian, lançado neste ano.

De acordo com o executivo da Honda, o crossover chega ao mercado no segundo semestre de 2025. "Será um SUV de entrada", disse Ichinose.

Investimento da Honda quer 150 mil unidades/ano em Itirapina

Também está no radar da companhia a produção de um modelo híbrido flex em Itirapina, mas ainda será preciso "desenvolver fornecedores locais".

Na oportunidade, Ichinose informou, ainda, que será retomado o segundo turno na fábrica de Itirapina na segunda-feira, 22. "Esse é o tamanho da nossa confiança no Brasil", disse o executivo.

"No ano passado vendemos cerca de 80 mil unidades. Neste ano, nosso plano é vender 100 mil unidades", informou o executivo. "Em 2030, visualizamos um potencia de produção de 150 mil unidades em Itirapina."

Publicidade