Mercados da construção e de mineração têm implementado diversas ações para ampliar a governança

Feira está reunindo os principais lançamentos em máquinas de linha amarela, movimentação de carga e pessoas, concreto e asfalto e novidades em peças


Os mercados da construção e de mineração têm implementado diversas ações para ampliar a governança, diminuir os impactos ambientais e fomentar o desenvolvimento social. Para apresentar essas iniciativas, especialistas participarão do Fórum “ESG na Construção e Mineração – As melhores práticas para a sustentabilidade aliada à competitividade”, nesta quarta-feira, dia 24 de abril, durante a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, no São Paulo Expo.

O evento trará ainda dos principais conceitos relacionados à sigla ESG – Environmental, Social e Governance reunirá especialistas durante o Fórum “ESG na Construção e Mineração – As melhores práticas para a sustentabilidade aliada à competitividade”, e tratará de temas como transição energética, descarbonização de frotas, governança, diversidade, inclusão, tecnologias sustentáveis e práticas sustentáveis na área de resíduos e rejeitos. Organizado em parceria com a Conexão Mineral e a Conexão Construção, conta com patrocínio diamante da Hexagon e Metso e patrocínio ouro da Dorf Ketal.

Ainda durante a M&T Expo, o ABRASFE TecTalks, promovido pela ABRASFE (Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso), tratará importantes temas ligados ao setor, incluindo segurança do trabalho; o protagonismo dos andaimes na construção civil; soluções especiais de formas e escoramentos para obras de infraestrutura, mercado de locação de equipamentos; e impacto da norma ABNT NBR 15696 - Dimensionamento, Ensaios e Aplicabilidade de Fôrmas e Cimbramentos.

A feira está reunindo aproximadamente 500 expositores nacionais e internacionais, em 82 mil m² de área, e deve receber mais de 35 mil visitantes do Brasil e do exterior até sexta-feira, dia 26 de abril. A M&T Expo é organizado pela Messe Muenchen do Brasil e conta com a parceria institucional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

Museu de Máquinas do Brasil: a história do setor contada por quem fez sua construção

Parte da história da construção brasileira foi escrita pelas máquinas. E a organização da M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que vai até sexta-feira, dia 26 de abril, no São Paulo Expo, reservou um espaço para mostrar alguns modelos que contribuíram para a eficiência e a autonomia das máquinas, assim como o desenvolvimento da engenharia, da indústria e do setor ao longo do tempo.

Entre os destaques está uma niveladora fabricada pela Caterpillar que no início era puxada pelo Trator 2Ton, que também compõe o acervo do Museu. A jornada dessas máquinas testemunha a evolução da tecnologia ao longo do tempo.

A niveladora, com o tempo e a evolução da tecnologia, transformou-se em versão autônoma, equipada com seu próprio motor, e na motoniveladora da atualidade. Já o trator 2Ton pertenceu à Escola de Agronomia de Piracicaba (SP) e hoje encontra-se em exposição na entrada do Centro de Visitantes da Caterpillar em Piracicaba. Essa máquina, além de integrar a história do setor, sua evolução tecnológica e o progresso da inovação que moldaram o panorama agrícola ao longo dos anos, com sua logo original de 1925, também carrega a história e o legado da marca Cat.

Algumas máquinas também marcam a história das empresas que as introduziram no mercado brasileiro, como o Compactador Vibratório VAP-70, com 9,3 toneladas e um motor Mercedes-Benz de 217 cv. De propriedade da Toniolo Busnello – Túneis Terraplenagens Pavimentações, empresa em operação desde 1945, foi fabricado pela Müller, em 1974, e consiste no primeiro compactador de fabricação nacional a apresentar um dispositivo automático de ajuste da amplitude do impacto adaptando-se perfeitamente às exigências do serviço executado.

Máquinas mais novas também constroem e participam dessa mostra, como a Salmiar ViO30, da Yanmar, que chegou ao Brasil em agosto de 2001. Ela se destaca pelo método de fixação da cobertura em dois pontos, uma técnica ainda prevalente no Japão, mas que não mais se destina à exportação. Originalmente equipada com o motor 3TNE82A-EBVA de 25 CV, à época já apresentava um sistema avançado de bomba tripla, composto por duas de pistões variáveis e uma de engrenagem.

Completam a exposição, a plataforma tesoura Genie GSTM-3246, com 25 anos de idade e ainda em operação, é equipada com um sistema elétrico AC E-Drive avançado e adapta-se a diversas aplicações, desde construção industrial até varejo; e dois guindastes da Guindastes Tatuapé: o Mack A51, um dos primeiros equipamentos da empresa, e o Canguru, primeiro equipamento construído por Edson Garzon e Pedro Esparbiere. 

 Painel Métodos Adequados de Resolução de Conflitos na Construção e Mineração

Grande parte das 22 mil obras paradas no Brasil, segundo levantamento atual do Tribunal de Contas da União (TCU), poderiam estar prontas caso a administração pública adotasse, desde o início dos contratos, o mecanismo de Dispute Board ou Comitê de Solução de Conflitos. Qualquer tipo de contrato, seja ele privado ou público, pode ter um comitê de solução de conflito. 

O objetivo, segundo Beatriz Rosa, mediadora e arbitrara de diversas Câmaras de Arbitragem e membro do Dispute Resolution Board Foundation (DRBF), é prevenir conflitos que possam chegar ao Judiciário e que, por este motivo, paralisem a obra ou cause atrasos por conta de pendências judiciais. O tema foi discutido no painel “Métodos Adequados de Resolução de Conflitos na Construção e Mineração”, durante a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, nesta terça (23/04).

Segundo Beatriz Rosa, todos os contratos de construção podem utilizar Dispute Boards. O comitê geralmente é integrado por três pessoas, dois engenheiros e um advogado, que acompanham todas as etapas do contrato e ajudam a solucionar os conflitos. A DRBF oferece cursos para engenheiros que queiram exercer a função. Atualmente, o Dispute Board é utilizado em obras do Metrô, entre outros.

___________________________________________________________________________________

Abaixo, segue programação das coletivas das empresas integrantes do Pool de Imprensa, com os respectivos locais.

Dia 24/04 (quarta)

EMPRESA

EVENTO

LOCAL

10h00

CATERPILLAR

Coletiva

Estande A140

15h00

VOLVO CE

Coletiva

Estande A90

16h15

JOHN DEERE

Coletiva

Estande A130

 *Sujeita a alterações e/ou complementos 

Saiba mais sobre a M&T Expo: https://www.mtexpo.com.br/

Serviço
Data: 23 a 26 de abril de 2024
Horário: 13h às 20h
Local: São Paulo Expo, SP
Credenciamento gratuito: https://www.mtexpo.com.br/credenciamento
Expositores confirmados: https://vitrinedenegocios.mtexpo.com.br/event/mt-expo/exhibitors

Sylvia Mie - Mecânica de Comunicação <sylvia@meccanica.com.br>

Publicidade