Volvo CE vai comercializar no Brasil máquinas compactas elétricas

Equipamentos compactos já estão na rede da companhia e no próximo ano chega as máquinas de maior porte


Ana Paula Machado

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) vai comercializar no Brasil máquinas compactas elétricas. Segundo o presidente da companhia para a América Latina, Luiz Marcelo Daniel, os equipamentos foram apresentados no final do ano passado e a companhia iniciou um trabalho junto aos revendedores de preparação da rede. 

“Não vendemos somente o equipamento, oferecemos também a solução de carregamento, o cliente demanda por isso”, disse o executivo. “Os compactos já estão disponíveis e as máquinas de maior porte virão no início do ano que vem.”

A companhia traz para o mercado a carregadeira compacta Volvo L25 Electric e a escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric que podem ser usadas em obras urbanas, construção civil, mineração subterrânea, na agricultura e também na pecuária. “Como não tem ruído essas máquinas podem ser utilizadas no agronegócio. Na América do Norte, por exemplo, esses equipamentos são usados na apicultura, as abelhas não ficam irritadas com a fumaça e o ruído.”

Segundo a Volvo CE, a carregadeira de rodas compacta Volvo L25 Electric, nova carregadeira de rodas compacta, possui peso operacional de 5 toneladas e uma capacidade de carga de 1,7 toneladas. Já a escavadeira compacta elétrica Volvo ECR25 Electric tem peso operacional de 2,7 toneladas.

Meta é que 35% das vendas sejam de elétricas em 2030

A carregaderia é equipada com sistema de tração totalmente elétrico, e se torna o equipamento apto para operação em áreas sensíveis ao ruído, permitindo trabalhos em horários não convencionais ou em ambientes internos, reduzindo as preocupações com a poluição sonora, informou a companhia.

As baterias de Lítio-íon de 48V e 40kWh de capacidade oferecem até oito horas de operação, dependendo da intensidade do uso. Com opções flexíveis de carregamento é possível recarregar a bateria em 100% em até duas horas, otimizando a operação e minimizando as paradas. Além disso, as baterias são protegidas contra vandalismo e projetadas para suportar até 2.500 ciclos completos de carga, garantindo uma vida útil longa, sem necessidade de manutenção. e as mesmas especificações da 

“Dentro dessa jornada de descarbonização, a meta é que 35% de nossas vendas globais sejam de máquinas elétricas até o fim dessa década, como parte da iniciativa Science Based Target (dados baseados em ciência)”, disse o Daniel. 

Publicidade