BYD avança no processo de escolha de um local para instalar uma nova fábrica da América Latina

Montadora vai definir local exato no terceiro trimestre; unidade produzirá 150 mil veículos por ano


Bruno de Oliveira

BYD avança no processo de escolha de um local para instalar uma nova fábrica da América Latina - mais precisamente, no México.

De acordo com Jorge Vallejo, diretor-geral da montadora no país, uma lista composta por 22 localidades foi criada para a escolha da cidade que sediará a nova fábrica. Dessas, restaram apenas três para uma espécie de avaliação final.

"Temos até o terceiro trimestre para definir onde vamos instalar a fábrica aqui no México", disse Vallejo à Automotive Business na terça-feira (14) durante lançamento da picape Shark.

Estão sendo avaliados critérios como mercado consumidor e proximidade à fornecedores locais.

O executivo informou ainda que a capacidade de produção prevista para a unidade é de 150 mil veículo por ano em uma primeira fase -- volume similar ao divulgado pela empresa para a fábrica de Camaçari (BA).

Fábrica atenderá apenas ao mercado doméstico

Outra similaridade com a irmã brasileira é que a produção da fábrica da BYD no México atenderá exclusivamente ao mercado local. Ou seja, segundo a montadora, não há planos de abastecer os Estados Unidos - como muito se especulava.

A fábrica mexicana da BYD virou assunto em fevereiro depois que executivos da empresa revelaram à imprensa internacional que havia um estudo de viabilidade em curso.

Na terça-feira, durante o evento de lançamento da picape Shark, a CEO para as Américas, Stella Li, confirmou que haverá uma unidade produtiva no país.

Publicidade