Orçamento da Volkswagen cresce cerca de 17% ante os R$ 10 bilhões empregados em 2022

Montadora gastou 17% a mais no ano passado com suprimentos, segundo presidente


Ana Paula Machado

A Volkswagen gastou mais com compras no ano passado.orçamento da montadora cresceu cerca de 17% ante os R$ 10 bilhões empregados em 2022, segundo o presidente da empresa para a América do Sul, Alexander Seitz.

“O orçamento de compras vai aumentar”, disse Seitz durante a premiação dos melhores fornecedores da companhia, chamado de “The One”, na noite de quinta,16.

“Temos em curso um plano de investimento de R$ 16 bilhões até 2028 e um terço será aplicado no desenvolvimento, um terço nas linhas de produção e um terço no ferramental dos fornecedores. São muitos projetos e temos a necessidade de que eles invistam também.”

Na época em que comandou a área de compras da Volkswagem no país, Seitz negociava com cerca de 500 fornecedores de primeira linha e em torno de 1,2 mil empresas gerais. Hoje, após o intenso trabalho de localização peças que a companhia realizou, essa relação se inverteu: são mais de 1 mil fornecedores de primeira linha e 600 gerais. 

“Naquela época, vendíamos de 850 mil a 890 mil carros por ano. A luta por peças era grande. Hoje, a relação está mais tranquila o relacionamento comercial está menos tenso”, afirmou Seitz. “Há dois anos, ocorreu uma melhora da qualidade e resiliência dos fornecedores, caiu muito a quantidade de peças devolvidas. Temos muitos projetos em andamento.”

Seitz ressaltou, no entanto, que o Brasil ainda carece de fornecedores das novas tecnologias e isso faz com que as montadoras instaladas aqui dependam de componentes importados, principalmente da China. 

Brasil ainda é dependente de fornecimento global

“No carro híbrido, por exemplo, há aumento de 2/3 do custo. Hoje, não temos componentes aqui. Essas empresas locais precisam investir em novas tecnologias e precisam já pensar em como fazer isso, talvez uma joint venture com um fornecedor global seja uma solução.”

Até porque, segundo ele, as matrizes querem uma independência em relação ao abastecimento de peças, ou seja, ter localmente a maior parte dos componentes.

“Hoje, vivemos uma ‘desglobalização’ com quatro regiões em que se concentram as novas tecnologias, que são a China, América do Norte, Europa e América do Sul. Acontece que o Brasil não tem tecnologia para ser autônomo, dependemos de outras regiões”, disse Seitz. 

Premiação de fornecedores e convocação da Volkswagen

Durante o "The One", o vice-presidente de suprimentos para a América do Sul, Luiz Alvarez, convocou os fornecedores para uma jornada de redução dos custos. Segundo ele, a Volkswagen será mais agressiva e terá mais um ano de despesas menores. 

“Precisamos de vocês para crescermos melhores e mais rápido. Queremos ser líderes não somente de vendas, mas também ser a mais desejada entre os fornecedores”, disse o executivo durante a premiação que reconheceu 12 fornecedores, das mais diversas categorias. 

Os fornecedores premiados pela Volkswagen:

  • Supply Security: Megatech
  • Technical Development & Innovation: Yapp
  • Quality: CGE
  • Social & Diversity: Usiminas
  • Aftersales: Shell 
  • Partnership Volkswagen Argentina: Kromberg&Schubert (Kroschu)
  • Partnership Serviços & Investimentos: Sapore
  • Partnership Commodity Conectividade: Kromberg&Schubert
  • Partnership Commodity Powertrain: Schaeffler
  • Partnership Commodity Químico Interno: Grupo Simoldes
  • Partnership Commodity Químico Externo: Axalta
  • Partnership Commodity Metálico: NSK
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