Parceria entre Stellantis e a chinesa Leapmotor será comercial e também industrial

Montadora avalia rede de distribuição para marca chinesa no país


A parceria estabelecida entre Stellantis e a chinesa Leapmotor será comercial e também industrial, disse Emanuel Cappellano, presidente da montadora, na segunda-feira, 20.

Na primeira quinzena de maio, ambas empresas anunciaram que vão operar juntas por meio de uma joint venture, a Leapmotor International, com 51% do capital da JV nas mãos da Stellantis.

De acordo com Cappellano, a operação conjunta viabiliza uma relação ganha-ganha com os parceiros chineses.

Por um lado, a Stellantis consegue acessar o know-how de tecnologias de veículos elétricos desenvolvidas pela Leapmotor na China, sobretudo plataformas.

Pelo outro, a fabricante chinesa conseguiria acessar mercados no ocidente nos quais ainda é desconhecida, como é o caso do Brasil.

Se fica aparente que a Stellantis ganhará com a parceria tempo de desenvolvimento de modelos elétricos, além de uma oferta mais ampla, ainda não estão claras as vantagens do lado chinês.

Não que elas inexistem. Acontece que ainda há na mesa da Stellantis uma série de incógnitas a respeito de como a marca Leapmotor será lapidada pela equipe local.

Cappellano afirmou que algumas opções estão sendo avaliadas pela Stellantis, dentre elas a constituição de uma rede própria para a marca chinesa no país.

Stellantis tem foco nas marcas do grupo

O executivo, contudo, demonstrou que existe uma preocupação maior da empresa com a operação e a estrutura das marcas da Stellantis, ainda que seja majoritária na JV com a Leapmotor.

"Estamos trabalhando para trazer a marca mas também gostaria de enfatizar que a gente tem um cuidado em desenvolver as próprias brands e estruturas locais", ponderou Cappellano.

Parceria similar a essa foi costurada pela Caoa com a Chery, em 2017. Assim como a Leapmotor, a Chery tinha traçado um plano para tornar a marca mais conhecida no exterior.

A opção então foi conseguir isso por meio da força de vendas que a Caoa tem no país, com ampla rede de concessionárias. Tempos depois, a parceria também se deu no âmbito industrial.

Pelo acordo que deu vida à JV Stellantis-Leapmotor, a operação comercial inicia no país com a oferta de dois modelos, o T03 e o C10.

Publicidade