O futuro dos motores de combustão está assegurado dentro do Grupo Volkswagen
Automotive Business -
Montadora volta atrás em estratégia de carros 100% elétricos e ainda promete modelos híbridos
O futuro dos motores de combustão está assegurado dentro do Grupo Volkswagen. Isso acontecerá por meio de um remanejamento no investimento de € 180 milhões anteriormente destinado à eletrificação e digitalização da gama de produtos da empresa no futuro.
A mudança de estratégia acontece em meio à queda na demanda por carros elétricos em importantes mercados do planeta. Com isso, o conglomerado destinará um terço da quantia, ou € 60 milhões, para o desenvolvimento de motores de combustão.
"O futuro é elétrico, mas o passado ainda não acabou. (O investimento) É um terço e assim permanecerá", assegurou Arno Antlitz, diretor financeiro e operacional do Grupo Volkswagen.
Volkswagen quer lançar carro elétrico acessível sem ajuda chinesa
Em relação à eletrificação de seus modelos, a Volkswagen segue planejando lançar um carro elétrico de entrada e com preço acessível na tentativa de conter o avanço das marcas chinesas, como a BYD.
Entretanto, a marca continua atrás de um parceiro após o fim das conversas com a Renault. A marca francesa estava negociando com a VW, mas agora está à procura de uma empresa chinesa para colaborar na produção do novo Twingo. De acordo com a Renault, a ideia pode baratear custos de desenvolvimento e agilizar o desenvolvimento do projeto.
Mesmo assim, a VW não pretende buscar colaboração chinesa e diz que lançará o veículo por € 20 mil. A fabricante afirma que esse valor é viável porque a empresa vai se aproveitar do alto índice de localização de componentes na própria Europa.
Apesar de trabalhar no projeto do carro elétrico, a Volkswagen já afirmou que vai lançar novos modelos híbridos plug-in, uma vez que o mercado está buscando este tipo de motores no momento.
Plano inicial apostava apenas em carros elétricos
A ideia contradiz o plano inicial da própria empresa de concentrar esforços nos carros elétricos, colocando a família ID como o futuro da marca.
Herbert Diess, antigo CEO do Grupo Volkswagen, anunciou planos de lançar até 75 carros elétricosem uma década, começando a contagem a partir de 2021. À época, o executivo disse que a mobilidade elétrica "havia vencido a corrida".
Desde então, a Volkswagen vem tendo problemas com sua estratégia de eletrificação. Além de ter cancelado o desenvolvimento de alguns projetos de carros elétricos, a marca ficou para trás na "corrida" da eletrificação na China.
Recentemente, a VW decidiu criar a submarca ID.UX para rivalizar com a BYD, para quem perdeu a histórica liderança do mercado local em 2023.