Fábrica da BYD deve gerar 10 mil novos empregos no México

Localização da nova planta será anunciada pela montadora chinesa nos próximos meses


Vitor Matsubara

fábrica da BYD deve gerar 10 mil novos empregos no México. Caso isso se confirme, a planta será uma das maiores do país lationo-americano.

Segundo informações da agência de notícias "Automotive News", a montadora está prestes a bater o martelo sobre a localização da fábrica. Jorge Vallejo, diretor geral da BYD no México, afirmou que o anúncio deve acontecer nos próximos meses.

O executivo, porém, não confirmou quantos funcionários serão contratados de forma direta ou indireta. Como referência, a fábrica do grupo Volkswagen, em Puebla, emprega 6.100 trabalhadores nas linhas de montagem e 5 mil em cargos de supervisão. Há ainda milhares de funcionários atuando em outras áreas.

México é um dos países mais importantes para a BYD

Vale lembrar que a BYD garantiu que a construção da futura fábrica não é uma tentativa de ingressar nos Estados Unidos, e sim uma medida para abastecer o mercado interno.

Recentemente, o governo de Joe Biden quadruplicou o imposto de importação para carros vindos da China. Com a produção no México, a fabricante poderia tentar driblar as restrições impostas pelas autoridades norte-americanas.

Enquanto isso, Vallejo afirmou que a BYD caminha para vender 50 mil veículos no México neste ano. A marca chinesa elegeu o páis como um de seus mercados principais no mundo.

Prova disso é a confirmação da produção da picape híbrida Shark, cuja linha de montagem deverá abastecer o mercado mexicano e outros países da América Central. O modelo também será fabricado no Brasil.

Publicidade