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A avaliação do ciclo de vida do veículo foi um dos pontos mais destacados dentro do Mover por entidades do setor

MBCB elogia programa setorial sancionado pelo governo e ressalta abordagem que contempla todo o ciclo de vida do veículo


A avaliação do ciclo de vida do veículo foi um dos pontos mais destacados dentro do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) por entidades do setor, como o Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono (MBCB). A entidade manifestou apoio ao programa setorial recentemente sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o MBCB, o Mover é inovador por considerar não só as emissões no próprio veículo, mas também as relativas à energia utilizada (em qualquer das suas formas), bem como o processo de fabricação e de descarte. 

“Trata-se da metodologia mais avançada que existe, o que coloca o Brasil à frente nesse tema”, declarou em comunicado a organização que reúne empresas de diversos setores, como sucroenergético e biogás, indústria automotiva, tecnologia e engenharia, entidades sindicais, autopeças e sistemistas.

No caso desta abordagem, o Mover contempla um ciclo de vida completo do veículo. Desde as etapas fabris para produção do carro e do combustível - seja de origem fóssil, biocombustível ou a bateria - e do seu descarte, além do cálculo de emissões em todo o processo do transporte, incluindo a exportação a partir de sua origem.

O MBCB também destacou o caráter eclético do Mover por não privilegiar nenhuma tecnologia específica e de se basear em neutralidade tecnológica. De acordo com a organização, desta forma o programa visa diminuir as emissões de carbono dos transportes ao mesmo tempo em que apoia o desenvolvimento da indústria local.

“Para o MBCB, o futuro da descarbonização da mobilidade passa por definição das rotas tecnológicas mais adequadas, levando em consideração a realidade e características de cada país. Nesse sentido, as decisões que vêm sendo tomadas pelo governo brasileiro refletem exatamente isso”, conclui a nota.

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