Brasil tem potencial para liderar a oferta de biocombustíveis até 2028

Nui Markets, da Nova Zelândia, criou plataforma online com foco em biodiesel e etanol que reúne oferta e demanda num único espaço digital e projeta


O Brasil tem potencial para liderar a oferta de biocombustíveis até 2028. A previsão da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgada no início do ano, é corroborada pela neozelandesa Nui Markets, uma plataforma online de comercialização de etanol e biodiesel. A receita da empresa para o crescimento do mercado brasileiro é composta de dois ingredientes básicos: mais transparência das negociações e menos informalidade, propiciando, naturalmente, novas oportunidades no segmento. 

Em funcionamento desde 2023 no Brasil, a plataforma da Nui Markets para biocombustíveis é capaz de concentrar grandes volumes de negociações do biodiesel nacional negociado por grandes nomes do mercado, como Ipiranga, Raízen e Vibra, entre outras companhias. A entrada das maiores distribuidoras do país, prevê a Nui, é essencial para a transformação da cultura da informalidade estabelecida no país. 

Segundo Otávio Farias, à frente das operações da Nui Markets no Mercosul, a perspectiva é atingir de 5% a 15% do mercado. A menor porcentagem equivale à produção de 367 mil metros cúbicos, enquanto a maior ultrapassa 1 milhão de metros cúbicos. “Estamos bastante focados em atender as distribuidoras, em especial as que trabalham com a intermediação de forma analógica, para que possam migrar para o digital”, explica Farias.

Nesse processo de convencimento, a Nui Markets conta com a expertise da empresa parceira brasileira Flex Trading. Em atividade há quase duas décadas no comércio de combustíveis, a empresa fundada por Eduardo Aromatis foi fundamental para a construção do segmento na plataforma. “Quando conheci a Nui, que originalmente é dedicada ao comércio agrícola, em especial o leite, percebi muitas semelhanças com o setor de etanol e biodiesel”, recorda Aromatis.

Entre os aspectos comuns, Aromatis destaca a necessidade de uma mudança cultural. “O ambiente de negócios segue na mesma toada por mais de 40 anos, com negociações feitas por telefone, depois e-mail e, mais recentemente, aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Não acreditamos que a plataforma vá substituir integralmente esses canais, mas tem o poder de proporcionar mais agilidade nos negócios e fornecer parâmetros para a composição de preços sem especulações”, aponta. 

Outras importantes vantagens da plataforma são a transparência – todo processo de negociação fica registrado para conferência – e a segurança, evitando ruídos de comunicação durante os trâmites de compra e venda. Além disso, permite o acesso a novos mercados, entre eles os de transporte e logística. “Quem utilizar a Nui vai conseguir ter uma ideia de sua performance comercial versus a do resto do mercado. É possível conferir, por exemplo, se a negociação está com preços acima ou abaixo dos índices praticados”, comenta Farias.

A plataforma online da Nui reúne oferta e procura em um único espaço digital e permite uma área reservada de negociação dos produtos de seus clientes. Todas as empresas são verificadas para garantir segurança a quem negocia. Ao estabelecer imparcialidade e diretrizes éticas, o sistema da Nui promove visibilidade e transparência dos preços como compliance, colocando de escanteio a informalidade e as tratativas pessoais ainda existentes nesse universo. 

"A Nui é uma aliada de vendedores e compradores", define Farias. Segundo ele, a Expertise da empresa vem da Nova Zelândia, país que lidera a exportação mundial de lácteos e responde por mais de 21% das exportações globais do setor, o equivalente, em 2022, a US$ 7.8 bilhões.

Marketplace global

Globalmente, a plataforma da Nui opera atualmente com 601 companhias, em 80 países, um montante de mais de 383 mil toneladas de produtos agrícolas negociados. A empresa vem operando na Europa desde 2016; nos Estados Unidos, onde chegou em 2022, já supera a marca de 90 companhias em operação. A equipe da Nui trabalha presencialmente no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Europa, Singapura e Dubai, além da sede, na Nova Zelândia.

Assessoria de imprensa da Nui Markets no Brasil

Agência Galo | contato@agenciagalo.com  

Tales Rocha  

Thiago Rebouças  

Publicidade