Competitividade da cadeia industrial do setor automotivo exige investimentos estratégicos em PD&I
Imprensa Embrapii -
Com o Programa Rota 2030, Embrapii possibilitou o desenvolvimento de 214 projetos de PD&I e um investimento de R$338 milhões para inovação brasileira
A competitividade da cadeia industrial do setor automotivo exige investimentos estratégicos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para atender as necessidades dos consumidores de hoje e do futuro. É nesse cenário que a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação) se destaca como parceira para as empresas que buscam impulsionar seus negócios, ao dedicar apoio técnico e financeiro não reembolsável no compartilhamento de risco da inovação. Boa parte desses recursos financeiros vêm dos depósitos em PD&I realizados pelo setor produtivo no Programa Rota 2030. Em contrapartida, essas empresas recebem isenção fiscal, o que potencializa ainda mais os investimentos em inovação.
Desde o início das atividades, em 2019, a Embrapii já alavancou R$338 milhões em investimentos para apoio a 214 projetos em PD&I para a cadeia automotiva nacional. Companhias globais como Stellantis, Bosch e Volvo são exemplos de parceiros do setor.
Para o presidente da Embrapii, Francisco Saboya, esse é um investimento que projeta o país no cenário internacional. “A iniciativa não apenas promove a modernização do setor, mas também representa uma oportunidade para elevar o padrão da indústria brasileira em nível mundial. Com isso, construímos as bases para um futuro mais promissor e competitivo para um setor automotivo mais sustentável e conectado com as necessidades do mundo".
As empresas beneficiadas pela iniciativa podem aportar recursos na Embrapii, que serão direcionados a projetos inovadores na cadeia automotiva brasileira. Em contrapartida, essas companhias recebem isenção fiscal para potencializar ainda mais os investimentos em inovação. Os depósitos podem ser feitos a qualquer momento e em qualquer valor. “A Embrapii entende o tempo da indústria. Por isso, oferece um modelo ágil e flexível, sem burocracia”, explica Saboya.
Só em janeiro deste ano, o setor automotivo garantiu a venda de 152.062 automóveis e comerciais leves no Brasil. O número representa um crescimento de 16,6% se comparado com o mesmo período de 2023, quando 130.438 modelos foram emplacados. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Benefícios
Ao se envolver no desenvolvimento do projeto automotivo no Programa Rota 2030/Mover, a empresa consegue benefícios como:
Fiscal: empresas beneficiadas pelo regime de autopeças não produzidas no Brasil recebem isenção fiscal ao aportar recursos no programa;
Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis: a rede de Unidades Embrapii está à frente no desenvolvimento de biocombustíveis, materiais “verdes” e soluções que reduzem as emissões veiculares;
Inovação em Mobilidade Elétrica: avanço no desenvolvimento e reciclagem de baterias para carros híbridos e elétricos, fundamentais para a evolução da mobilidade elétrica;
Sustentabilidade na Produção: a Rede Embrapii trabalha na recuperação e mitigação de resíduos nos processos, promovendo a economia circular;
Excelência: as Unidades Embrapii são reconhecidas por seu alto nível de excelência e capacitação e contam com pesquisadores qualificados, prontos para atender às demandas da indústria por inovação. A Embrapii também conta com o Centro de Competência em Mobilidade Elétrica.
Cases
Mobilidade elétrica: desenvolver baterias muito mais seguras e confiáveis, que não causem incêndios e explosões é um dos grandes projetos realizados em parceria com a Embrapii, o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ) e o Instituto Senai de Tecnologiada Informação e Comunicação (IST-TIC). A demanda surgiu por meio da Voltpile, empresa de baterias de estado sólido que é focada na criação de baterias mais seguras, confiáveis e sustentáveis do que as convencionais.
Segundo Gilberto Janólio, diretor de produto da Voltpile, depois de atuarpor mais de 40 anos na indústria de baterias foi possível identificar diferentes problemas e limitações das tecnologias tradicionais. “Dois pontos que sempre me incomodaram são os impactos de sustentabilidade e os riscos de segurança. Quando presenciei o impacto de um acidente causado por uma bateria com eletrólito líquido, meu interesse em contribuir com uma solução de baterias seguras aumentou muito”, conta.
A partir da experiência de trabalhar com célula de combustível, Janólio percebeu que muitos conceitos poderiam ser usados para viabilizar um novo design de baterias mais seguras, sustentáveis e confiáveis. Para resolver esse desafio, a Voltpile buscou junto ao ISI-EQ e IST-TIC, soluções para tornar o projeto realidade. A próxima etapa engloba o desenvolvimento de um protótipo funcional em configuração bipolar, com os circuitos de gerenciamento da bateria e da construção mecânica para acomodação do sistema. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Voltpile, ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Petrogal Brasil (joint venture entre Galp e Sinopec), Embrapii e Sistema Fiep. Saiba mais sobre o projeto..
Veículos autônomos: a Unidade Embrapii CIn-UFPE (Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco) e as empresas Eyeflow e Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolvem um projeto para viabilizar o funcionamento de veículos autônomos em diversos contextos, como em cidades.
Trata-se do VoxarWild Perception, uma solução inteligente de sensorização em ambientes urbanos não controlados. Na prática, a iniciativa torna os veículos autônomos, fazendo com que eles deem as informações de destino e possam levar o motorista até o local desejado, sem que ele precise dirigir.
O projeto utiliza o conceito de V2X – Vehicle to Everything –, uma proposta de conectar os carros com tudo que existe ao nosso redor. O objetivo é tornar o trânsito mais eficiente e seguro. Os dados serão transmitidos em rede, permitindo que o sensoriamento seja reutilizado, completado e validado por outros veículos.
Sobre o Rota 2030/MOVER
A Embrapii é a coordenadora do Programa Prioritário "P&D para Mobilidade e Logística" no âmbito da política para o setor automotivo, o Rota 2030/MOVER. O programa recebe aporte de empresas beneficiadas pelo Regime de Autopeças não Produzidas que, em contrapartida, recebem isenção fiscal. O recurso disponibilizado é destinado aos projetos de empresas que desejam inovar no modelo Embrapii.
O programa prioritário Rota 2030 tem o objetivo de apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento na cadeia de fornecedores de mobilidade e logística.
Imprensa Embrapii (sistemas@comuniquese6.com.br)