ABB minimiza o tempo de inatividade os custos operacionais e o impacto ambiental

O aplicativo Service Assist oferece a primeira linha de suporte remoto com tarefas de serviço padrão autoguiadas


Imagine um técnico em uma fábrica que descobre a necessidade de suporte para solução de problemas no sistema elétrico. O técnico retira os óculos de realidade aumentada (RA) e vê o ambiente de trabalho com informações relevantes sobrepostas digitalmente. A sobreposição permite que o técnico diagnostique o problema e fornece instruções passo a passo sobre como corrigi-lo, tudo isso mantendo a operação com as mãos livres.

Alguma complicação? O técnico pode se conectar imediatamente com um especialista da ABB que está a apenas um clique de distância, pronto para fornecer suporte remoto de RA em tempo real e específico para o problema.

Isso não é um vislumbre do futuro do serviço, é parte de como a ABB tem investido em tecnologia para concluir com segurança as tarefas de manutenção e reparos mais rapidamente para minimizar o tempo de inatividade, os custos operacionais e o impacto ambiental.

O aplicativo Service Assist oferece a primeira linha de suporte remoto com tarefas de serviço padrão autoguiadas. Os usuários podem acessar facilmente guias imersivos com controle de voz e tecnologias de reconhecimento de intenção.

A Assistência Remota para Sistemas Elétricos (RAISE) é o segundo nível de suporte, com tradução em tempo real em mais de 60 idiomas. Ela oferece orientação em tempo real, na qual um especialista em serviços da ABB pode colocar instruções de RA mais específicas no campo de visão do operador, permitindo que informações visuais personalizadas aprimorem as instruções de voz.

David Barragan, da SAICA, líder europeu no desenvolvimento e produção de papel reciclado para papelão ondulado, usa a tecnologia de serviço de RA da ABB.

“Entramos em contato com a ABB quando um disjuntor Emax disparou em nossa unidade em Zaragoza. Usando o RAISE, resolvemos o problema com segurança e eliminamos o tempo de viagem, eliminando a necessidade de uma visita ao local. A velocidade, agilidade e funcionalidade desta tecnologia inovadora são realmente impressionantes”, diz Barragan.

Giada Volpin, gerente global de produtos da RAISE e dos serviços de suporte técnico, explica como tudo começou: “Nosso investimento em RA começou durante a COVID-19 para ajudar nossos clientes a manter suas operações apesar das restrições de viagem. O sucesso da assistência remota e o feedback positivo que recebemos dos clientes nos incentivaram a continuar com nosso investimento. A RA agora é um grande aprimoramento da nossa oferta de serviços.”

A ABB está constantemente desenvolvendo seus recursos de RA por meio de parcerias estratégicas com start-ups, como a ViewAR, vencedora de um recente desafio de start-up da ABB Eletrificação. Por meio dessas parcerias, a ABB continua a melhorar a facilidade de uso e a segurança e a garantir que nossos clientes tenham acesso a recursos de serviço de RA de ponta.

“Nossas ferramentas de RA são intuitivas e fáceis de usar, com uma interface de usuário que se assemelha a plataformas de conferência populares, como o Teams.  Também aplicamos RA às nossas ofertas de treinamento para apoiar ainda mais o desenvolvimento de habilidades, o que comprovadamente melhora a retenção de conhecimento”, afirma Gilda. 

Ana Saito

ana.saito@tamer.com.br

Publicidade