Uma das principais causas de falha prematura em máquinas industriais é a contaminação do lubrificante

Cerca de 14% das falhas de rolamentos vêm da contaminação de lubrificante


Uma das principais causas de falha prematura em máquinas industriais é a contaminação do lubrificante, o que gera um alto custo de manutenção. Pensando nisto, a SKF fornece um modelo de gerenciamento do uso circular de óleos industriais, a SKF RecondOil, com o objetivo de dar um tratamento adequado ao lubrificante, tornando-o limpo a nível de nanopartículas, o que gera melhorias substanciais de desempenho e aumento da vida útil das máquinas.

“Estima-se que 14% das falhas de rolamentos de máquinas industriais estejam ligadas a problemas de contaminação do óleo ou da graxa. A parada de um equipamento devido à substituição e ao descarte de óleo é onerosa para qualquer indústria. Além de desperdiçar este recurso valioso, é altamente ineficiente e insustentável financeira e ambientalmente”, afirma Alex Pereira, diretor de Vendas e Serviços do Mercado Industrial da SKF.

Tecnologia de separação dupla (TDS)

Com a tecnologia de separação dupla (TDS) patenteada, a SKF RecondOil prolonga a vida útil do óleo de lubrificação industrial quase infinitamente. “Com o TDS, é possível filtrar partículas com dimensões de até um décimo de micron, ou seja, aproximadamente dez vezes menores que aquelas retidas pelos filtros convencionais”, destaca Alex.

A SKF RecondOil também permite que o mesmo óleo lubrificante seja purificado continuamente, sem retirar os aditivos que fornecem as características necessárias para máquinas e processos de produção. “Isso permite a recuperação circular e a reutilização de óleos industriais, mantendo todas as propriedades originais”, pontua o executivo.

A tecnologia permite duas configurações: filtros de profundidade – que retêm as partículas por capilaridade, ou seja, o fluxo de óleo laminar direciona as partículas para as fibras do filtro, onde elas se prendem, garantindo um produto extremamente limpo – e filtros de capilaridade com booster – que aglutinam partículas menores de 0.1µm (nano), aumentando a capacidade de retenção, o que gera um óleo ultra limpo.

“É o que chamamos de nano polimento, que permite remover até verniz solúvel, um dos grandes impactantes na redução da vida útil dos componentes de sistemas nos quais circula óleo. As filtragens convencionais, por mais eficientes que sejam, atuam a nível micro (> 1µm), já a tecnologia RecondOil atua a nível nano (> 0.1µm), garantindo remoção de partículas catalisadoras de oxidação”, ressalta o executivo.

Laboratório de Análise de Lubrificantes

Um dos pilares da SKF é a Manutenção Preditiva, na qual a companhia faz o monitoramento diário de equipamentos rotativos onde grande parte os rolamentos são fundamentais para a operação, o que engloba, entre outros focos de atuação, a gestão da lubrificação de máquinas industriais. “Como os óleos lubrificantes possuem funções essenciais para a operação de equipamentos, entre as quais destacam-se a redução de atrito, refrigeração, limpeza, proteção contra corrosão e vedação do sistema, é extremamente recomendável fazer o monitoramento da condição do óleo para antecipar quaisquer problemas que possam vir a ocorrer com as máquinas”, explica Thiago Lima, Coordenador de Serviços de Engenharia Avançada da SKF.

A análise de óleo, feita pelo Laboratório de Análise de Lubrificantes da SKF, avalia propriedades físico-químicas e metais presentes na amostra do lubrificante enviada pelo cliente. “Quando recebemos essa amostra, entre outros testes, medimos a viscosidade, acidez, teor de água, nível de contaminação e 24 metais presentes na porção. Com o resultado, é possível identificar defeitos prematuros nas máquinas e agir antes que elas falhem, assegurando um detalhamento da condição do lubrificante e da máquina. Com o relatório gerado, é possível entender qual a situação daquele sistema avaliado e qual a ação necessária”, aponta Thiago.

Além disso, a equipe do laboratório integra, em um mesmo banco de dados, os resultados de técnicas preditivas (gráfico de vibração e informações dos parâmetros do lubrificante) e informações de processo, possibilitando, através do histórico, a geração do prognóstico da máquina analisada em um único software especialista SKF.

Sustentabilidade

Estima-se que cerca de 19 milhões de toneladas de lubrificantes industriais são usados globalmente todos os anos. A produção de todo esse óleo lubrificante requer grandes quantidades de petróleo bruto e a sua extração tem um grande custo ambiental. Além disso, uma vez extraído, o petróleo bruto precisa ser transportado, refinado e modificado para atender a sua finalidade – antes mesmo de chegar aos distribuidores e usuários finais.

“Ao fim da sua vida útil como lubrificante, ele precisa ser descartado. Hoje, apenas uma pequena parte de todo esse óleo é reciclada, geralmente em óleo lubrificante básico, que é retirado dos aditivos adicionados ao processo de modificação original. Então, o óleo-base reciclado precisa novamente ser transportado, remodificado e redistribuído. Na maioria dos casos, porém, é descartado ou queimado como combustível”, revela Alex.

Em todas as etapas da cadeia de suprimentos e do ciclo de vida, os óleos industriais causam impacto ambiental e aumentam as emissões de CO² – seja do equipamento envolvido no processo de extração, dos motores que queimam gasolina enquanto o óleo é transportado de um lugar para outro, ou da queima de óleo usado.

Com a SKF RecondOil, os custos de compra e descarte de óleo são reduzidos significativamente devido à possibilidade de recuperação e reutilização completas do óleo de lubrificação industrial. “A cada 1m³ de óleo lubrificante industrial tratado, deixa-se de emitir 3.8T de CO² na atmosfera, reduzindo muito o impacto ambiental e os gases de efeito estufa. Isto significa que quando o óleo é reutilizado, não há necessidade de extrair, refinar, transportar e modificar o óleo bruto e descartá-lo depois. Isso representa uma economia importante, tanto para a indústria quanto para o meio ambiente”, enfatiza Alex.

Imprensa | SKF (comunicacao.skf@agenciarace.com.br)    

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