Hengst Brasil vem passando por mudanças para se adequar a um novo modelo de negócios

Focado em inovação e sustentabilidade


A Hengst Brasil vem passando por mudanças para se adequar a um novo modelo de negócios focado em inovação e sustentabilidade. A empresa, que até alguns anos atrás era totalmente voltada ao mercado de filtros automotivos, agora atua como especialista em filtração também em outros segmentos, como industrial, hidráulico e filtração por máscaras e respiradores.

O novo modo de atuação vale para todo o Grupo Hengst - com matriz na Alemanha e presente em mais de 20 países - e tem no Brasil um dos seus maiores expoentes.

Mundialmente, o Grupo Hengst vem adotando seu próprio método de cultura organizacional e de lideranças, chamado de PETE, uma sigla das palavras: Passionate (Apaixonado), Enabling (Delegar, com responsabilidade), Trustworthy (Confiança) e Entrepreneurial (Empreendedor).

“A Hengst Brasil é uma das referências se tratando de cultura organizacional Hengst no mundo”, enfatiza o executivo Marco Antonio Bertolin, desde 2023  CEO da Hengst Brasil e também da Hengst na América Latina. “2023 foi o ano do PETE no Brasil, tivemos treinamentos direcionados para a nova cultura organizacional, com eventos para todos os colaboradores da empresa, no intuito de nos aproximar dos conceitos PETE e trazer essas diretrizes para nossa realidade do dia a dia.”

Como especialista em diversas áreas de filtragem, a Hengst Brasil tem a meta de dobrar o faturamento até 2028 e, com o crescimento em toda a América Latina, contribuir para que o grupo alemão bata o faturamento global de 1 bilhão de euros por ano até 2030.

O Grupo Hengst vê a América Latina como um território de muitas oportunidades na área de filtração, com bastante espaço para crescer, tanto na linha automotiva como na filtração industrial, hidráulica e filtração por máscaras e respiradores.

Nos últimos anos, o faturamento da Hengst Brasil vem apresentando crescimento constante:  50% em 2021, 10% em 2022 e 12% em 2023. A meta para 2024 é crescer entre 20% e 25%. De forma global, o grupo Hengst fechou 2023 com faturamento de 750 milhões de euros.

Os números são impulsionados por diversas novas aquisições de empresas nos últimos anos. No início de 2022, por exemplo, a Hengst Brasil iniciou a comercialização da filtração hidráulica após o Grupo Hengst adquirir este setor da Bosch Rexroth globalmente.

Em dezembro do mesmo ano foi concluída a aquisição da empresa Linter Filtros Industriais no Brasil, que atua na filtração industrial para os setores de alimentação, hospitalar, farmacêutico, data center, predial, HVAC e de transformação. Com a força de desenvolvimento e tecnologia da Hengst, a expectativa é multiplicar esta operação nos próximos cinco anos e ocupar, no mercado nacional, a liderança e referência na área de filtração industrial.

A Hengst Brasil recebeu do grupo alemão nos últimos cinco anos aproximadamente R$ 30 milhões de investimentos para expansão dos negócios. Hoje a empresa conta com uma produção anual de meio milhão de módulos/sistemas de filtragem e é responsável por 80% das exportações de filtros automotivos do grupo Hengst para a América Latina.  A empresa tem  sede em Joinville (SC) e conta com escritório de vendas em São Paulo (SP), empregando 180 funcionários diretos e indiretos.

Cecília Schonenberg (cecilia@cwconsult.com.br)    

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