Vendas do segmento de veículos elétricos seguem em alta e batem novo recorde

Ainda que sobre uma base fraca, licenciamentos até julho já superam todo o acumulado de 2023


Fernando Miragaya

Enquanto o mundo revê estratégias quanto a veículos elétricos (VEs), o mercado de carros eletrificados no Brasil é pura alegria. Apesar de ainda tímido, as vendas do segmento em 2024 seguem em alta e batem novo recorde.

O acumulado de sete meses do ano, por exemplo, já supera toda a soma de veículos leves eletrificados de 2023. De janeiro a julho foram 94.616 carros elétricos e híbridos licenciados, o que supera os 93.927 anotados de janeiro a dezembro de 2023.

Na comparação do mesmo período janeiro-julho, apesar da base fraca do ano passado (cerca de 40 mil unidades), o crescimento de 138% chama a atenção. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Julho também foi o melhor mês de vendas de eletrificados em 2024, com 15.312 unidades, 105% a mais que julho de 2023. Também foi o segundo melhor mês da série histórica da entidade, só superado por dezembro de 2023 (16.279).

Além disso, com as vendas de julho a frota brasileira superou a marca de 300 mil veículos eletrificados. Deste total, segundo a ABVE, pouco mais da metade dos carros em circulação no país é de plug-ins (elétricos e híbridos).

Participação de veículos eletrificados fica na mesma no Brasil

Apesar do crescimento nas vendas, a participação dos veículos eletrificados em relação ao mercado geral se mantém estável. Na comparação com o total de vendas de automóveis de passeio e comerciais leves, que foi de 227.300 unidades em julho, de acordo com a Fenabrave, o market share dos híbridos e elétricos manteve-se em 7%, mesmo dos últimos meses.

Do total de eletrificados negociados em julho, os híbridos plug-in (PHEV) representaram 43,5% das vendas. Já os totalmente elétricos (BEV) responderam por 30,7%. Os híbridos convencionais (HEV) flex ficaram com 11,1%, os híbridos-leves (MHEV) com 8,3% e os híbridos convencionais (HEV), com 6,4%.

Publicidade