O primeiro dia de Lat.Bus reuniu mais de 7 mil profissionais

Players da indústria lançaram suas soluções para o transporte coletivo urbano e rodoviário. Mais de 7 mil pessoas visitaram o evento


O primeiro dia de Lat.Bus reuniu mais de 7 mil profissionais, expositores e admiradores do setor de transporte coletivo urbano e rodoviário, que estiveram no São Paulo Expo, na capital paulista, para as mais de 150 marcas expositoras e conhecer os lançamentos em veículos, tecnologias e serviços da indústria de ônibus. O evento segue até o dia 08/08.

Diretor do evento e da OTM Editora, Marcelo Fontana destacou a ampliação do evento em relação à edição anterior e explicou que, neste ano, o evento apresenta ocupação plena de dois pavilhões, da marquise e da maioria das salas do mezanino – utilizadas para abrigar eventos paralelos com diferentes conteúdos –, além de uma área externa de ‘demo drive’, totalizando aproximadamente 30 mil metros quadrados. Para 2026, está definido que essa área será ampliada.

Marcelo Fontana acrescentou que a expectativa é que até o final das atividades, esta edição da LAT.BUS atrairá aproximadamente 15 mil participante nos três dias de realização.

Anuário NTU 2023-2024

Um dos pontos altos do dia foi a apresentação do Anuário NTU 2023-2024, organizado pelo Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), com 11 indicadores que explicitaram o desempenho e os desafios do setor de transporte público por ônibus em nível nacional, quanto a operação, insumos e custos.

Segundo o anuário, entre 2014 e 2023, o transporte público por ônibus no Brasil perdeu 44,1% dos passageiros equivalentes (pagantes). Isso significa que 19,1 milhões de passageiros por dia deixaram de usar o transporte, em razão principalmente de mudanças de hábitos, e-commerce, home office e priorização de veículos particulares. A situação ficou pior depois da pandemia: em comparação a 2019, o ano passado fechou com uma queda de 25,8%.

Durante a apresentação, o diretor-executivo da NTU, Francisco Christovam, associou este como um momento de transição. “O setor vem se recuperando da dramática crise da covid-19, que intensificou a tendência de queda da demanda registrada nas últimas décadas, mas os dados mostram que a demanda de passageiros dificilmente retornará aos níveis anteriores à pandemia sem a adoção de novas políticas públicas, como um novo Marco Legal, priorização para o transporte público e incentivos governamentais”.

Principais lançamentos do primeiro dia

Mercedes-Benz apresenta chassi elétrico articulado eO500UA

A Mercedes-Benz apresentou o chassi elétrico eO500UA, versão articulada do conhecido eO500U de piso baixo, que foi desenvolvido para carrocerias de 18 metros e capacidade para 120 passageiros para o transporte urbano. “As baterias NMC3 são de última geração, garantindo autonomia de 200 até 300 km”, destacou Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O diferencial deste ônibus em relação ao eO500U é o motor elétrico central e não nas rodas.”

Marcopolo lança primeiro híbrido elétrico-etanol do país

No dia em que celebrou 75 anos de operação, a Marcopolo revelou uma das grandes novidades da Volare: o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. O veículo está em fase de testes, mas começará a ser produzido na planta da empresa em Caxias do Sul em 2025, com comercialização prevista para 2026. O modelo está equipado com um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender, que permite recarregar as baterias por meio de um grupo gerador com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, empresa da divisão da HORSE Powertrain Limited, especializada em soluções híbridas e motores a combustão de baixas emissões, e com a WEG, fabricante de equipamentos eletroeletrônicos.

Iveco Bus destaca o ônibus conceito elétrico

A Iveco Bus destacou o chassi conceito 17-E BEV flexível, que pode ter carroceria de 10m a 12,50 metros e a eDaily Minibus na configuração 5,7 metros e teto baixo. O chassi conceito 17-E BEV tem desenvolvimento 100% nacional – com baterias e e-motor fornecido por parceiro –, e é focado para a realidade da operação brasileira. O modelo é derivado do chassi de 17 toneladas, que além da opção a gás, agora conta com a versão eletrificada. “Por essa razão, vem com piso alto e suspensão metálica, soluções que garantem maior robustez e menores custos operacionais para o operador”, explicou Paulo Kazuto, especialista de marketing produto da Iveco Bus. “O desenvolvimento foi baseado em uma premissa simples, porém inédita: mudar o mínimo possível nos processos já conhecidos pelo mercado.”

Volkswagen apresenta o e-Volksbus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o e-Volksbus, veículo elétrico que utiliza arquitetura modular, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros, configuração que permite dividir o veículo em três módulos: frontal, central e traseiro. A autonomia deste ônibus é de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade. Este ônibus vem equipado com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo. Outro diferencial é a proteção contra inundação, adequando o produto às realidades de operação no Brasil. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.

Volvo lança o ônibus elétrico BZR 

A Volvo apresentou na Lat.Bus 2024 o ônibus elétrico piso alto modelo padron. O nome BZR (Bus, Zero Emission, Rear) deste veículo havia sido antecipado pela Technibus em entrevista exclusiva com a empresa durante a Lat.Bus 2022. Com este veículo, lançado recentemente na Europa, a empresa complementa a sua plataforma de ônibus urbanos elétricos para suprir a demanda do mercado brasileiro e da América Latina – o outro modelo é o BZL (Bus, Zero Emission, Low) com piso baixo lançado na última Lat.Bus.

Busscar levou para o evento a família NB1

Além dos modelos Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365, da família NB1, a Busscar apresentou novidades para o segmento, o que já é esperado pelo mercado de ônibus rodoviários. A empresa expôs os veículos da família NB1, premiada internacionalmente com o selo de excelência em design. O diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, destacou a importância do evento para as empresas do setor. “Participar da Lat.Bus é uma oportunidade de apresentar nossos produtos nacional e internacionalmente, além de conhecer as tendências do mercado”, analisa.

Irizar faz o lançamento do Irizar i6s Efficient na Lat.Bus 2024

A Irizar apresentou na Lat.Bus 2024 o ônibus mais eficiente da sua história: uma nova geração do modelo rodoviário, o Irizar i6S Efficient, mais eficiente, sustentável e rentável. O modelo lançado no mercado latino-americano foi desenvolvido especialmente para as condições de operação da região. Com o novo modelo, o consumo e as emissões foram reduzidos em até 13% e o coeficiente aerodinâmico em 30%. O Irizar i6S Efficient é um veículo de última geração, projetado para oferecer a máxima eficiência aos operadores e a melhor experiência para os viajantes, sempre em sintonia com o compromisso da marca com a sustentabilidade. 

Scania lança ônibus elétrico

A Scania apresentou o chassi elétrico 4×2 que será oferecido em duas versões: com quatro pacotes de bateria, sendo três na dianteira e um na traseira, que garante 416 kWh. E outro modelo com cinco pacotes de bateria, quatro na dianteira e um na traseira, chegando a 520 kWh. O motor EMC 1-2 do tem 238 quilos e torque de um motor diesel de 400 cv de potência. A autonomia deste ônibus é de 300 km em condições severas: com ar-condicionado ligado, máximo de capacidade e operação em terreno irregular. Alguns componentes serão importados da Suécia e montados no Brasil, como a célula da bateria e os cabos de bateria. Mas a Scania já tem planos de desenvolver fornecedores locais, conforme informou Paulo Moraes, vice presidente de veículos e mobilidade da Scania Latin América.

Valeria Bursztein (sistemas@comuniquese4.com.br)    
 

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