ANDRITZ inicia maior fábrica de eucalipto para Suzano, no Brasil

Quando estiver em capacidade máxima de operação será a maior planta de linha única de eucalipto do mundo


O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ iniciou, com sucesso, uma nova planta para a produtora brasileira de celulose, Suzano, no município de Ribas do Rio Pardo, no estado do Mato Grosso do Sul. Quando estiver em capacidade máxima de operação será a maior planta de linha única de eucalipto do mundo com capacidade de produção anual de 2.55 milhões de toneladas. Será também uma das poucas plantas do mundo a operar sem combustíveis fósseis, com matéria-prima 100% baseada em árvores plantadas. Será autossuficiente em produção energética, com produção excedente de energia verde para seus fornecedores locais e rede nacional.

"Esta nova fábrica de celulose aumentará nossa capacidade de produção enquanto reduz significativamente nosso impacto ambiental, apoiando nossos objetivos financeiros e ambientais. As tecnologias de ponta aplicadas estão alinhadas com nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Confiança e confiabilidade são essenciais em um projeto como este, e encontramos ambas em nossa parceria com a ANDRITZ," diz Maurício Miranda, Diretor de Engenharia da Suzano e responsável pela construção da fábrica."

A ANDRITZ forneceu uma fábrica de celulose altamente eficiente em termos de recursos, com tecnologias de ponta para produção de fibras e recuperação química em regime EPCC (Engenharia, Suprimentos, Construção, Obras Civis). O escopo do fornecimento incluiu uma planta completa de processamento de madeira com cinco linhas de picagem, a maior linha de fibra em linha única do mundo (com capacidade superior a 8,000 adt/d), com tecnologia exclusiva de lavagem e branqueamento baseada em DD-Washers,  um sistema inovador de secagem de celulose com duas linhas de secagem energeticamente eficientes, uma planta de evaporação de licor preto energeticamente eficiente,uma caldeira de recuperação HERB para maximizar a produção de vapor para geração de energia, uma caldeira de biomassa baseada na tecnologia de alta-performance ANDRITZ EcoFluid Bubbling Fluidized Bed (BFB), e uma planta completa de licor branco e recaustificação e dois fornos de cal.

Para aumentar o desempenho ambiental da fábrica, a ANDRITZ também está fornecendo plantas de gaseificação para permitir as operações livres de combustíveis fósseis dos fornos de cal e da planta de ácido sulfúrico SulfoLoop para produzir ácido sulfúrico de qualidade comercial a partir dos gases odoríferos concentrados e do enxofre elementar da fábrica. Isso reciclará o enxofre dos fluxos de resíduos e tornará a planta completamente autossuficiente em ácido sulfúrico.

"Estamos honrados que a Suzano tenha nos escolhido como seu parceiro EPCC para implementação deste projeto emblemático, utilizandoo nossas tecnologias mais avançadas para eficiência e circularidade," diz Jarno Nymark, Membro do Conselho Executivo da ANDRITZ.

 Assessores <assessoria@aiscomunicacao.com.br>

Publicidade