Toyota pretende tornar híbrida toda sua oferta de veículos

Estratégia pode representar uma vantagem na disputa com rivais que partiram para o investimento direto em elétricos puros


A tática de esperar primeiro para ver o que vai acontecer parece ter dado certo para a Toyota. Antes vista como um competidor atrasado na eletrificação da sua oferta, hoje a montadora parece ter tirado vantagem sobre os demais porque teve cautela.

À agência Reuters, fontes ligadas à fabricante japonesa disseram que a empresa pretende tornar híbrida toda sua oferta de veículos Toyota e, também, a Lexus.

Na prática, enquanto as demais montadoras agora direcionam seus planos para os modelos híbridos, após verem o mercado de elétricos arrefecer em diversos países por questões ligadas a preço e infraestrutura, a Toyota se mostra estar um passo adiante.

Na contramão das demais montadoras, que investiram em um futuro elétrico que não se concretizou quando imaginavam, a Toyota agora parece ter uma visão melhor a respeito do seu futuro, e isso significa aplicar com mais racionalidade os seus recursos.

À medida que a empresa passa a competir nos principais mercados com produtos híbridos já desenvolvidos, ela consegue, por exemplo, ter tempo para projetar e dar vida a sistemas de powertrain mais limpos e mais modernos do que aqueles que já existem, como célula de hidrogênio.

Em maio, a montadora apresentou um pequeno protótipo de motor de combustão que, segundo ela, poderia um dia funcionar com biocombustíveis ou gasolina sintética de baixo carbono e poderia ser combinado com sistemas de transmissão híbridos.

Mas o ponto principal de reduzir o tamanho do motor, de acordo com a reportagem, era permitir que a montadora desenvolvesse híbridos de uma maneira diferente.

Em vez de começar a sua ofensiva com um modelo a gasolina e adicionar uma bateria, ela planeja começar com sua nova plataforma EV e adicionar os pequenos motores para criar uma opção híbrida mais eficiente.

De acordo com uma das duas fontes ouvidas pela Reuters, o primeiro híbrido baseado na nova plataforma e motor provavelmente será um Corolla plug-in, que provavelmente chegará ao mercado na China em 2026 e nos Estados Unidos em 2027.

As vendas de híbridos da Toyota nos EUA até 30 de junho aumentaram 66% em relação ao ano passado, com 438,9 mil veículos.

Publicidade