A importância da relação com concessionárias é discutido no Congresso & ExpoFenabrave

Presidentes de fabricantes de segmentos distintos apregoaram durante evento em SP que o mais importante na relação com redes é a confiança


Marcus Celestino

Executivos de montadoras de segmentos diversos do ecossistema da mobilidade discutiram a importância da relação com concessionárias durante o Congresso & ExpoFenabrave, realizado entre os dias 20 e 22, no São Paulo Expo. Participaram do painel Airton Cousseau, presidente da Hyundai Motor Brasil, Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, Marcelo Langrafe, diretor comercial e CRM da Honda South America e Moto Honda da Amazônia, e Rodrigo Junqueira, vice-presidente de marketing e vendas da AGCO Brasil.

A conversa, mediada por Antonio Maciel Neto (ex-CEO de Ford e CAOA), teve como mote a relação de transparência entre montadoras e concessionárias com o objetivo de alavancar vendas.

"Tenho um relacionamento muito forte com o presidente da nossa associação [de concessionárias]. Isso é fundamental, pois temos de estreitar laços e gerar confiança", destacou Airton Cousseau, da Hyundai.

Os executivos concordaram que têm de ter uma relação cordial e aberta com seus parceiros de negócios. "Desse modo, é muito mais fácil gerar valor para todos.e isso acaba chegando ao consumidor final, que recebe melhor atendimento e suporte", salientou Alcides Cavalcanti.

"A comunicação franca com a rede é importantíssima para que consigamos atingir nossos objetivos", completou Rodrigo Junqueira.

 

Houve ainda concordância quanto ao engajamento das concessionárias. Além disso, os executivos também disseram que um dos grandes desafios é a interseção entre o offline e o online na experiência do cliente.

"Esta é uma missão importante. Mesmo numa empresa gigante, como a Honda, temos de encarar o processo de integração do mundo físico com o digital. Quando o cliente chega ao showroom ele já tem de ter iniciado a experiência por meio dos nossos canais. Temos que estar conectados com esse consumidor, e também devemos ter profissionais que estejam envolvidos nesse processo de transformação das vendas", explicou Marcelo Langrafe.

"A rede é o pilar do meu negócio. Se você não tiver uma rede engajada e comprometida a coisa não funciona, mesmo que você tenha o melhor produto", complementou Airton Cousseau.

Otimismo no palco

Por falar em "melhor produto", todos os executivos demonstraram otimismo quanto ao próximo ano. Especialmente o presidente da montadora de veículos sul-coreana. 

"2025 vai ser o melhor ano de nossas vidas. Especialmente se você estiver na Hyundai", comentou.

Vale frisar que a fabricante prepara uma série de lançamentos para o ano que vem e também espera que a unificação das concessionárias, após acordo com a Caoa, lhe garanta maior capilaridade. Além disso, a empresa, por meio do mesmo acerto, assumiu o controle das importações de carros e até mesmo de fornecimento de peças. Por tudo isso, o otimismo é grande.

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