Publicidade

"Brasil do Futuro": projeto do UOL aborda a transição energética em seu segundo evento

O encontro, que reuniu palestrantes e especialistas renomados


Na última quinta-feira, em São Paulo, especialistas se reuniram para discutir o futuro energético do país; O evento contou com a presença de Carlos Nobre, renomado cientista brasileiro reconhecido por seus estudos sobre o clima, que falou sobre a emergência climática.

UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços digitais, realizou na última quinta-feira (29), em São Paulo, a segunda edição do evento "Brasil do Futuro", que abordou o tema da transição energética. O encontro, que reuniu palestrantes e especialistas renomados em mesas-redondas, proporcionando um espaço para debates e trocas de ideias sobre o futuro energético do país, foi conduzido pela jornalista Fabíola Cidral, apresentadora do UOL News, com a abertura realizada por Murilo Garavello, Diretor de Conteúdo.

O primeiro painel, intitulado "Combatendo a Emergência Climática", contou com a participação de Carlos Nobre, cientista brasileiro reconhecido internacionalmente por seus estudos sobre o clima e colunista de Ecoa. Na palestra, o especialista destacou a importância da transição energética no contexto da crise climática e a necessidade urgente da redução das emissões de carbono.

O cientista afirmou que o Brasil pode ser o primeiro país a zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040. Além disso, destacou que o país é uma grande potência e é reconhecido globalmente como um forte exemplo na implementação de mecanismos negociados, como a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).

O segundo painel, “Combustíveis do futuro: o Brasil protagonista”, abordaou como o país pode liderar a transição energética. Participaram André Lavor, CEO da Binatural; Erik Eduardo Rego, coordenador do Centro de Inovação e Transição Energética da Poli-USP e especialista da PSR; e Heloísa Borges Esteves, diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE (Empresa de Pesquisa Energética). A mediação foi conduzida por Helton Simões Gomes, editor do Tilt.

Na sequência, Henrique Ceotto, sócio e líder da prática de sustentabilidade e transição energética da McKinsey no Brasil, mostrou como o país pode assumir a liderança na transição para matrizes de energia limpa no painel “O caminho da transição energética”.

O Brasil é uma potência verde e pode se tornar o maior sequestrador de carbono do mundo – o único país continental capaz de fazer isso", disse Ceotto. Ele também ressaltou que é economicamente mais eficiente realizar essa transição no Brasil, sendo de 6 a 11 vezes mais barato do que em qualquer outro lugar do mundo. Além disso, enfatizou que essa oportunidade traz grandes benefícios ao país, incluindo investimentos, um aumento expressivo do PIB e a geração de empregos.

A mesa-redonda “Financiando a energia do amanhã” abordou financiamento e investimento na transição energética, destacando a necessidade de equilibrar a urgência dessa transição com a viabilidade econômica das soluções propostas. Os debatedores foram Alexandre Castanheira, head de Debt Capital Markets do Citi Brasil; Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); e Bernardo Sicsú, vice-presidente de Estratégia da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). A mediação ficou a cargo de Mariana Sgarioni, colunista de Ecoa.

Por fim, Daniela Teston, diretora de Relações Corporativas do WWF-Brasil, enfatizou a urgência da transição e destacou que a mudança para uma economia de baixo carbono depende do envolvimento das empresas.

 Os eventos realizados pelo “Brasil no Futuro” foram criados com o objetivo de trazer à tona ideias e iniciativas inovadoras que solucionem problemas que estão por vir. A primeira edição ocorreu em junho e o tema foi “Brasil do Futuro – Agrotech”, onde grandes personalidades do agronegócio discutiram como a conectividade no campo pode fazer uma área que já é forte gerar ainda mais riqueza para o país. Os conteúdos estão disponíveis no link.

 

Sobre o UOL Conteúdo e Serviços 

 

UOL Conteúdo e Serviços oferece mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Com cobertura de 69% (7 em cada 10 brasileiros acessam o conteúdo UOL todos os meses), o UOL tem a Home com maior tempo de permanência do Brasil, com 634 milhões de minutos e 86 milhões de visitas. O UOL Conteúdo e Serviços oferece ainda produtos de entretenimento (UOL Play, UOL Economia+, Clube UOL), segurança e Assistência (Antivírus, Assistência Técnica, UOL Resolve), soluções para mídia digital (Publicidade), entre outros. O Grupo UOL é o maior grupo brasileiro de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais e tem ainda as seguintes unidades de negócios: PagBank, companhia aberta na NYSE (EUA), que tem soluções completas para pagamentos online e presenciais (mobile e POS) para todos os meios de pagamento (cartões de crédito, débito e refeição), além das contas digitais gratuitas que permitem pagar contas, recarregar celular, fazer portabilidade de salário e enviar e receber transferências (TEDs); a Compass UOL, que oferece soluções tecnológicas para a transformação digital de grandes empresas; e o UOL EdTech, plataforma com soluções para ensino online. Acesse: www.uol.com.br/sobre

XCOM – Agência de Comunicação do UOL

Mariana Calheiros - mariana.calheiros@xcom.net.br / (11) 9.99232.0941

Gabrielle Alvares – gabrielle.alvares@xcom.net.br/ (11) 9.9234.4515? 

Deborah Slobodticov –?deborah.slo@xcom.net.br?/ (11) 9.8829.7900?? 

 

 

 

 

 

 

Publicidade