Automechanika Frankfurt é a a maior feira de autopeças do mundo 

Maior feira de autopeças do mundo acena para mais de uma solução energética e para relação diplomática com montadoras chinesas


Marcus Celestino

A Automechanika Frankfurt seria uma espécie de Suíca, caso comparada respeitosamente a um país. Isso porque a maior feira de autopeças do mundo não conversa apenas com o aftermarket, mas com todo o ecossistema automotivo com desenvoltura. 

E não é só isso. Na edição 2024, que começa na terça-feira, 10, a organização do evento se uniu ao Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, Subconselho Automotivo (CCPIT-Auto) para trazer à feira as principais montadoras do país asiático. BYD, Geely, Seres, Hongqi (do grupo FAW) e Avatr, braço premium da Changan, são algumas das fabricantes que irão expor na Automechanika deste ano.

"Não queremos ser uma feira de automóveis. No entanto, é importante mostrar os carros das marcas chinesas de formar a apresentar novas tecnologias e também reforçar que o aftermarket está pronto para a eletromobilidade", disse Olaf Mußhoff, diretor da Automechanika Frankfurt.

"Sempre tivemos um bom relacionamento com empresas chinesas e a presença das montadoras do país na Automechanika 2024 é sequência do que já fizemos em 2022, com a Skoda e um foco em mobilidade eletrificada e inovação", salientou Michael Johannes, vice-presidente da Messe Frankfurt e diretor da marca Automechanika.

"As montadoras chinesas já sabem vender carros [na Europa e em outros continentes]. Elas usarão o evento como uma plataforma, para gerar awareness das marcas e aumentar a credibilidade no mercado de reposição e, como consequência, no pós-venda. O pós-venda é fundamental para essas empresas", ressaltou o executivo.

Johannes, como um bom chanceler, fez ainda questão de elogiar a evolução tecnológica dos produtos chineses – não apenas os automóveis. "São companhias que, hoje, apresentam itens de muita qualidade", comentou.

Europa perde espaço no mercado, mas segue líder em inovação

Se a indústria europeia se preocupa com o volume de produção, que cai à medida em que há realocação de tal para Estados Unidos e Ásia, ainda existe a confiança do segmento na vanguarda tecnológica do segmento no continente. 

"Devemos terminar o ano, em termos de volume, no terceiro ou quarto lugar. Isso é uma tendência. No entanto, onde está o foco do aftermarket? Este foco permanece na Europa, justamente porque temos legislação mais robusta e companhias independentes podem confiar em estruturas legais para fornecer soluções. É por isso que ainda somos líderes no quesito inovação", destacou Johannes.

A organização do evento, a propósito, admite que a eletrificação é um desafio para o setor. Todavia, para a Automechanika, o aftermarket está pronto para encarar a eletromobilidade. E mais: pronto para conviver com soluções energéticas distintas.

"Não é apenas sobre veículos elétricos. Devemos estar preparados para todo e quaisquer tipos de tecnologia que se encaixem nas possibilidades de cada país", pontuou Frank Schlehuber, consultor sênior de aftermarket da CLEPA (Associação europeia de fornecedores automotivos). Para auxiliar no processo, inclusive, a entidade irá apresentar na Automechanika estudo com os principais fatores que influenciam e mudam a dinâmica do mercado de reposição.

O representante da CLEPA também comentou que, embora já olhe com carinho para a eletromobilidade, o aftermarket sabe que o segmento ainda não representa a maior fatia do bolo.

"Acreditamos que o crescimento nas vendas de veículos elétricos deve diminuir nos próximos anos. Mesmo assim, é importante saber como um automóvel pode ter uma vida útil prolongada de modo seguro e acessível", frisou Schlehuber.

Automechanika 2024 em números

A Automechanika Frankfurt 2024 está, ao que parece, pronta para debater todas as questões já citadas e também demais tópicos de interesse, como uso de IA em concessionárias, economia circular, e-commerce e novos modelos de negócios na indústria de carros clássicos. Não é à toa. Segundo Olaf Mußhoff, foram 18 meses de planejamento para levar a feira ao mundo.

A Messe Frankfurt terá seus pavilhões recheados entre os dias 10 e 14 (terça e sábado). Serão 4.200 expositores de cerca de 80 países e visitantes de 170 países. "Todos os principais players estarão na Automechanika 2024. A marca Automechanika mostra, com isso, que está mais forte que nunca", destacou Mußhoff.

A edição de número 27 da maior feira de autopeças do mundo é a grande estrela da constelação Automechanika. Isso porque existem outros 13 eventos espalhados pelo mundo com o mesmo nome e sob a mesma batuta.

Na América do Sul, por exemplo, há a Automechanika Buenos Aires, que ocorreu este ano em abril. Depois de Frankfurt, vale frisar, teremos ainda mais quatro eventos em 2024: Joanesburgo, na África do Sul, Xangai, na China, no emirado de Dubai e em Tashkent, capital do Usbequistão. A última feira é novidade no calendário.

"Muitas pessoas não estão familiarizadas com o Usbequistão. É importante dizer que vem ocorrendo um rápido desenvolvimento [do segmento] na Ásia Central e temos também que considerar a relevância da faceta geopolítica da região", ponderou Johannes.

O diretor da marca Automechanika também mencionou a iniciativa "Ambition", voltada para a geração Z. A ação, que será realizada pela primeira vez no evento alemão, pode chegar aos mercados internacionais no futuro. Contudo, enfatizou o executivo, tudo depende da performance em Frankfurt.

"Já temos um bom número de ingressos comercializados, mas precisamos esperar para avaliar o sucesso da iniciativa. Só para Frankfurt fizemos um investimento de seis dígitos e este próximo evento servirá de teste", disse.

Se a geração Z mandar bem na Alemanha, a Automechanika poderá checar a possibilidade de levar a iniciativa para seus outros 13 eventos. Antes, porém, uma pausa para análise e diplomacia.

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