Mercofrio 2024 - 14º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação

Charles Domingues, da ABRAVA, falou da relação fundamental entre o tratamento de águas e a Qualidade do Ar Interior


O Mercofrio 2024 - 14º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação, realizado pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), deu início às suas atividades na manhã desta quarta-feira (11/09) com uma palestra essencial sobre a importância do tratamento de águas para sistemas de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (AVAC-R). Charles Domingues, da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), apresentou uma análise detalhada sobre como o tratamento eficaz das águas é vital para a operação eficiente dos sistemas AVAC-R e para a qualidade do ar interior (QAI).

“Todo mundo usa água, seja como insumo ou matéria-prima. Portanto, o tratamento exerce impacto direto tanto no setor de ar-condicionado, quanto no de refrigeração. Neste sentido, é preciso considerar que conservação, performance e eficiência dos equipamentos e processos estão ligados a um programa de tratamento de águas especifico bem definido. Todas as indústrias utilizam água nos diferentes processos operacionais. Na área comercial, por exemplo, em Hospitais, Centro de convenções, Shoppings centers, o uso de diversos tipos de água também é muito grande. Para ser ter um ar de qualidade necessário um programa de tratamento de águas com qualidade, não só visando a conservação dos equipamentos, mas também contribuindo com a performance dos mesmos”, afirmou.

Durante sua apresentação, Charles Domingues abordou como a água utilizada em sistemas como torres de resfriamento e caldeiras pode, sem tratamento adequado, promover a proliferação de microorganismos e a formação de depósitos prejudiciais. Ele destacou que um programa de tratamento bem implementado não só previne problemas como corrosão e incrustação, mas também reduz a necessidade de manutenção corretiva e melhora a qualidade do ar interior. Esse tratamento adequado, portanto, contribui diretamente para a eficiência dos sistemas AVAC-R e para a saúde e bem-estar dos ocupantes dos edifícios.

“Em primeiro lugar e preciso ficar evidente que se tratam de programas de tratamento de águas, que consiste em produtos, serviços equipamentos, monitoramento e demais tecnologias envolvidas, é muito mais do que de adquiri produtos, e algo que necessita de um projeto inicial, baseado, nas condições do projeto, no ecossistema cujas torres(quando houverem) estão instaladas, nas condições de operação do sistema e conhecimento das características da água, já que a água muda de característica em função do local. A Integração das práticas perpassa pela construção de um escopo técnico elaborado seguindo os procedimentos aqui mencionados e dessa forma cada usuário terá seu tratamento de aguas customizado”, detalhou.

Outras informações poderão ser obtidas no site https://mercofrio.com.br/.

Redação: Marcelo Matusiak

PlayPress Assessoria e Conteúdo (playpress@playpress.com.br)    

Publicidade