Fabricante de filtros Hengst Brasil está completando 25 anos de operações

Hengst Brasil nasceu de uma joint venture entre a Hengst e a brasileira Wetzel, com o objetivo inicial de atender à demanda da Mercedes-Benz


A fabricante de filtros  Hengst Brasil está completando 25 anos de operações. A celebração acontece em um momento de franca expansão da empresa, que tem meta de crescer 25% em 2024 e vem ampliando sua área de atuação.

Fundada em 1999 como a primeira filial do Grupo Hengst fora da Alemanha, a Hengst Brasil nasceu de uma joint venture entre a Hengst e a brasileira Wetzel, com o objetivo inicial de atender à demanda da Mercedes-Benz por módulos de gerenciamento de óleo.

Após o sucesso na produção local de módulos para montadoras, a empresa expandiu sua atuação para o mercado de reposição, inicialmente através de importações e, posteriormente, com a produção nacional de elementos filtrantes.

Atualmente, a Hengst Brasil atende e tem peças de reposição para montadoras como Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania, MAN e MWM, conta com uma fábrica de 11 mil m² em Joinville (em um terreno de 186 mil m²) e um escritório de vendas em São Paulo, empregando cerca de 180 funcionários diretos e indiretos no país. Já o Grupo Hengst está presente em mais de 20 países, emprega 3.500 pessoas no mundo e tem meta de chegar a um faturamento  anual de 1 bilhão de euros até 2030.

Nos últimos cinco anos, a unidade brasileira recebeu aproximadamente R$ 30 milhões em investimentos do grupo alemão para expandir suas operações. “Hoje, contamos com uma produção anual de meio milhão de módulos e sistemas de filtragem e somos responsáveis por 80% das exportações de filtros automotivos do Grupo Hengst para a América Latina”, destaca Marco Antonio Bertolin, CEO da Hengst Brasil e da Hengst no mercado latino-americano.

Além de atender o setor automotivo com filtros de alta qualidade e sistemas completos de gerenciamento de óleo e combustível para as maiores montadoras do país, a Hengst Brasil vem expandindo sua atuação para outros segmentos.

Desde sua entrada nesses mercados, a empresa passou a fornecer soluções de filtragem industrial para indústrias alimentícia, farmacêutica, química, hospitalar, além de sistemas de ventilação, ar condicionado e data centers. A Hengst Brasil também fornece máscaras de proteção respiratória, atendendo à demanda nacional do setor de healthcare.

Essa diversificação é resultado de aquisições estratégicas realizadas pelo Grupo Hengst no Brasil e no exterior. No Brasil, a empresa adquiriu, em 2022, o Grupo Linter, reforçando sua presença no mercado sul-americano com soluções de filtragem para ar limpo e qualidade da água.

Antes disso, o grupo já havia adquirido empresas-chave em todo o mundo, como a Nordic Air Filtration  na Dinamarca; a Delbag na Alemanha; o negócio de filtração hidráulica da Bosch Rexroth, também na Alemanha; a Artemis Control AG na Suíça; e a Stealth na Inglaterra, que trouxe ao mercado nacional respiradores e equipamentos de proteção respiratória.

Totalmente focada em sustentabilidade, a Hengst Brasil acaba de receber o selo Carbono Neutro, emitido pela NeoCarbon, após neutralizar 234 toneladas de CO2 em 2023. Iniciativas recentes, como o projeto Pure Filter, o plantio de árvores, a confecção de embalagens recicladas, mutirões de limpeza em praias e o projeto Aterro Zero, destacam o compromisso da empresa com práticas produtivas mais sustentáveis.

Com metas ambiciosas de crescimento e uma estratégia focada na diversificação e inovação, a Hengst Brasil está preparada para continuar sua trajetória de sucesso nas próximas décadas, garantindo um futuro promissor e sustentável para as próximas gerações.

Hengst Indústria de Filtros Ltda.
Rua Dona Francisca, 7337
89219-600 - Joinville (SC)
Brasil

Cecília Schonenberg (cecilia@cwconsult.com.br)    

Publicidade