Publicidade

André Penha é o novo CEO da empresa de eletricidade sem fio IBBX

André Penha, que foi CTO do QuintoAndar por 12 anos, agora comanda a "deep tech" IBBX, mirando na eliminação de fios e baterias de equipamentos eletrônicos


O co-fundador e ex-CTO do QuintoAndar, André Penha, é o novo CEO da empresa de eletricidade sem fio IBBX.

O empreendedor já investia na companhia desde o seed round, em 2019, e aceitou convite de Luis Fernando Destro, fundador da IBBX, para assumir o comando da deep tech. Destro assume o posto de CTO da companhia, que deve aumentar seu investimento em Pesquisa e Desenvolvimento. 

Com seu primeiro produto, a suíte de monitoramento "Retina", a IBBX consegue reduzir muito o custo de operação de parques industriais. O fato de a suíte usar eletricidade sem fio torna a instalação rápida e fácil. "A gente é melhor que plug and play - é praticamente só play", brinca André Penha, ao apontar a principal razão do sucesso do produto da IBBX Wireless Energy. A empresa tem um backlog de mais de 200 milhões de reais (em receita futura) para implantação do produto de monitoramento.

Agora com Penha, a IBBX traça uma estratégia de plataforma. Até o momento, a IBBX tem tido sucesso em aplicar sua tecnologia em sistemas de monitoramento de indústria, especialmente aplicados em manutenção preditiva de parques industriais. A intenção da companhia é também oferecer o método de "ligar circuitos eletrônicos sem tomada nem bateria" para fabricantes de hardware que queiram a funcionalidade. "Todo mundo vai querer que o seu celular funcione sem precisar ligar no carregador, ou que sua câmera de segurança possa ser instalada em qualquer lugar, mesmo longe de uma tomada", diz o novo CEO.

"Para mim, a IBBX pode  mudar radicalmente como funciona o mundo," afirma Penha. "Reduzir baterias e eliminar fios, além de resolver uma dor de muita gente, é uma missão ecológica. Baterias têm metais pesados - quanto menos delas, melhor o mundo fica", completa. 

Crescimento e impacto global
A IBBX Wireless Energy, apesar de ter menos de 70 funcionários, já fabricou mais de 1.500 sensores. Seus clientes são grandes empresas que relatam um aumento de até 30% na eficiência operacional e uma redução significativa nos custos de manutenção, com ROI  chegando na casa dos 600%. 

 Alex Gonçalves <alex@pina-una.com>

Publicidade