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Os carros chineses evoluem rapidamente e surpreendem concorrentes bastante tradicionais

Marca fez teste secreto e se mostrou preocupada com avanço dos rivais asiáticos


Vitor Matsubara

Os carros chineses evoluem rapidamente e surpreendem concorrentes bastante tradicionais. Foi o que aconteceu com a Ford depois de uma visita do CEO da empresa, Jim Farley, à China.

Após realizar um teste com um veículo da Changan, cujo nome não foi revelado, Farley se disse surpreso com a qualidade do projeto. E mais: admitiu que as marcas chinesas "estão à nossa frente".

Executivo cita ameaça existencial ao futuro da Ford

O diário "The Wall Street Journal" relatou as impressões de Farley após uma das muitas visitas ao país asiático. Em conversa com John Thornton, diretor financeiro e membro do conselho da Ford, o CEO da marca do oval azul se mostrou espantado com o avanço chinês.

"Estamos falando de uma ameaça existencial, John", disse Farley.

Logo após voltar da China, Farley pediu que alguns carros elétricos chineses fossem enviados à Michigan, nos Estados Unidos, para avaliação de executivos e diretores da Ford.

Os modelos foram exibidos em um centro de convenções mantido pela própria marca nos arredores de sua sede, em Dearborn.

Entre os veículos trazidos da Ásia estavam o Xiaomi S07, sedã que gerou enormes filas de espera após seu lançamento na China, e o Li Auto Mega, minivan bastante futurista com telas gigantescas controladas por gestos.

"Executar (projetos) no padrão chinês vai ser nossa prioridade número um", disse Farley.

Qualidade dos carros chineses impressionou

O CEO da Ford mudou sua percepção a respeito da China após ter realizado constantes viagens para lá desde 2023, quando as fronteiras do país foram abertas após um tenso período de isolamento quase total por conta do coronavírus.

Em uma delas, relata o "The Wall Street Journal", o executivo ficou impressionado quando uma equipe de engenheiros dissecou um carro da BYD para elogiar a objetividade e funcionalidade do projeto.

Antes disso, Farley assumiu o volante de um carro elétrico da Changan (parceira de longa data da marca norte-americana) com o diretor financeiro da Ford, John Lawler, no banco do passageiro.

Saíram do test drive espantados com a qualidade de rodagem e o silêncio a bordo do veículo.

"Jim, isso não é parecido com nada que vi antes", disse Lawler. "Eles estão à nossa frente", admitiu.

"Já vi esse filme antes"

O CEO da Ford compara a evolução das marcas chinesas ao rápido avanço das montadoras japonesas nos Estados Unidos.Nas décadas de 1980 e 1990, empresas como Toyota e Honda "invadiram" o país e logo conquistaram a confiança do consumidor norte-americano com veículos bem construídos, duráveis e acessíveis.

O mesmo aconteceu na década seguinte com as sul-coreanas Hyundai e Kia, que repetiram a trajetória dos japoneses e ganharam terreno - principalmente entre os carros elétricos.

"Já vi esse filme antes", afirmou Farley, que fez carreira na Toyota antes de ingressar na Ford, onde é CEO há quatro anos.

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