É possível reduzir o impacto dos veículos no meio ambiente?
EVCOM -
E como o mundo corporativo pode contribuir com um futuro verde?
Nos últimos dias, vimos índices alarmantes na qualidade do ar em todo o País, reflexo das queimadas, baixa umidade do ar e a enorme concentração de poluentes, muitos deles vindos da alta emissão dos veículos, especialmente os movidos a diesel.
E como o mundo corporativo pode contribuir com um futuro verde?
Empresas cada vez mais percebem que o meio ambiente é finito e que é dever delas preservar e adotar medidas que tragam benefícios ao mundo em que vivemos. Entendendo isso, a LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de terceirização e gestão de frotas, faz parte das poucas empresas do mercado a oferecer serviços de multimobilidade, além de disponibilizar aos seus clientes relatórios mensais com a quantidade de CO2 que a frota está emitindo. A partir deste cálculo, algumas medidas simples podem ser tomadas.
Apostando em um futuro mais verde e respirável, confira outras dicas para tornar a política de frotas das empresas mais sustentável:
- Limite a emissão de CO2 da frota - Algumas cidades espalhadas pelo mundo têm controlado os limites de poluentes de veículos e, por isso, se tornaram zonas de baixa emissão. No Brasil, essa medida foi adotada em poucos lugares (como Fernando de Noronha), mas é questão de tempo até que capitais e grandes cidades também o façam. Por isso, é preciso ficar atento na hora da elaboração da política de frotas para estabelecer, desde já, os limites de emissão de CO2. Há modelos de veículos que poluem menos que outros e é preciso ficar atento.
- O uso de biocombustíveis deveria ser incentivado - O Brasil é um grande produtor de biocombustíveis, entre eles, o etanol, que além de ter um preço menor, se comparado a gasolina, também é um combustível renovável. Com seu uso é possível reduzir de forma significativa, a emissão de CO2 da frota e, possivelmente, o custo com combustível.
- Planeje a eletrificação da frota - Inclua na política de frotas o projeto de eletrificação. Este é um passo importante para acompanhar a tendência e não ficar para trás. É importante atentar-se a tudo que está associado a essa mudança de veículos, como estações de carregamento e estimativas para o consumo de eletricidade.
Mariana Seman (mariana@evcom.com.br)