Publicidade

Embrapa será uma das protagonistas no segundo dia do International Fish Congress (IFC) e Expo Brasil 2024

O evento é organizado pelos centros de pesquisa da Embrapa Agricultura Digital (Campinas-SP) e Pesca e Aquicultura (Palmas-TO).


A Embrapa será uma das protagonistas no segundo dia do International Fish Congress (IFC) e Expo Brasil 2024. A empresa vai promover a segunda edição do Fórum Aquicultura 4.0, com debates sobre tecnologias, tendências e oportunidades em aquicultura digital e de precisão para pisciculturas de pequeno e grande porte, startups e participação de palestrantes internacionais. O evento é organizado pelos centros de pesquisa da Embrapa Agricultura Digital (Campinas-SP) e Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). O International Fish Congress (IFC) e Expo Brasil 2024 acontece em Foz do Iguaçu (PR), de 24 a 26 de setembro.

Além das mesas-redondas e painéis, haverá o lançamento do livro "Manual de piscicultura familiar em viveiros escavados". Em sua segunda edição, a obra foi atualizada e traz informações sobre os principais aspectos da atividade, tais como a necessidade de proximidade dos fornecedores de ração e alevinos de qualidade, além da importância do piscicultor estar ciente das exigências de licenciamento ambiental na sua região. O livro também destaca a importância de se considerar características como a topografia do terreno e o tipo de solo no momento da construção dos viveiros escavados. O manual também oferece orientações sobre o dimensionamento e a configuração dos viveiros, bem como sobre os sistemas de abastecimento de água e drenagem das estruturas. A publicação é gratuita e está disponível para download no site da Embrapa.

Diretor da Embrapa estará presente no Fórum

O Fórum começará às 8h30, com a plenária principal contando com as presenças de Clênio Pillon, diretor de Pesquisa e Inovação Embrapa, que abordará a transformação digital no campo, o agro 4.0 e os reflexos na aquicultura. O representante da Aquabyte, Gabriel de Moura, falará sobre a importância da inteligência artificial na aquicultura, e Adolfo Alvial, diretor-executivo do Clube de Inovação Aquícola e do ORBE XXI, sobre a evolução tecnológica na aquicultura do Chile.

"Diálogos sobre política pública para Aquicultura Digital e de precisão"; "Tendências de Mercado"; "Aquicultura 4.0 para produção familiar" e "Startups e as soluções para aquicultura digital e de precisão" serão os temas abordados nas quatro mesas-redondas que acontecerão durante o evento.  

Durante o painel "Aquicultura 4.0 para produção familiar" a chefe de P&D da Embrapa Pesca e Aquicultura, Licia Maria Lundstedt, apresentará o tema "Desafios da implementação da agricultura digital para agricultura familiar". Também será apresentada a experiência em desenvolvimento em municípios alcançados por ações do Centro de Ciências para o Desenvolvimento em Agricultura Digital, o Semear Digital, liderado pela Embrapa Agricultura Digital e com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A pesquisadora Janaina Kimpara abordará o tema.

Clique aqui e confira a programação completa da Aquicultura 4.0.

Elisangela Roque dos Santos <elisangela.santos@embrapa.br>

Publicidade