Bosch se posiciona na transformação ESG em toda a cadeia produtiva

No tema ESG, nós não somos concorrentes e sim parceiros. E ver todos vocês -nossos clientes - juntos aqui, demonstra isso


A Bosch, uma líder global em tecnologia e serviços, promoveu o seu primeiro encontro com o setor automotivo, com foco exclusivo em ESG (Environmental, Social and Governance), na última quinta-feira (26). Realizado na cidade de Campinas/SP, onde está a sede da empresa na América Latina, o Fórum ESG Bosch contou com a presença de mais de 20 montadoras que atuam no mercado brasileiro para debater e trocar experiências sobre boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental.

 “No tema ESG, nós não somos concorrentes e sim parceiros. E ver todos vocês -nossos clientes - juntos aqui, demonstra isso. Hoje somos todos parceiros no desenvolvimento em ESG, isso tem que ser parte do negócio para ser sustentável”,  afirmou Gastón Diaz Perez, CEO e Presidente da Bosch América Latina, nas palavras iniciais do dia.

O evento foi divido em três grandes blocos (Social, Meio Ambiente e Governança), com temas que envolveram veículos elétricos e híbridos no Brasil, escopo 3 e as soluções das montadoras, cadeia de fornecedores para veículos comerciais, além de capacitação de pessoas e atuação de fundações e institutos. Ao final de cada bloco, os participantes interagiram em rodadas de perguntas e respostas com o público presente. Além das apresentações, debates e palestras, durante os momentos de pausa, os participantes puderam conhecer diversas iniciativas e ações conectadas com a temática ESG, distribuídos em marketplaces.

“O Fórum ESG Bosch foi um marco inicial para algo muito maior, um movimento que começamos hoje, e que não pode e não deve parar por aqui. A Bosch acredita que o compromisso com ESG não é uma escolha, mas uma necessidade. E queremos provocar essa mudança, não só dentro de casa, mas em toda a cadeia produtiva. O espaço para networking que abrimos proporcionou conexões entre os participantes das montadoras. Sabemos que juntos podemos criar um impacto positivo que vai além das nossas fábricas e escritórios, disse Claudio Dias, Vice-Presidente de Vendas Automotivas da Bosch América Latina.
 
Palestraram executivos da Volkswagen, Volkswagen Trucks, Mercedes- Benz, GWM, BYD, Honda, Hyundai, Stellantis, Toyota, Renault, Iveco, GM, Ford, Volvo e Cummins, que também tiveram a oportunidade de realizar networking e troca de experiências.

“Este tema nos remete à necessidade de agirmos de forma proativa e significativa provendo impactos positivos para o planeta e para a sociedade. Trata-se de um momento estratégico para implementar práticas sustentáveis, promover a responsabilidade social corporativa e garantir uma governança sólida. Desta forma, nada mais eficaz do que ouvir diretamente dos nossos clientes e demonstrar que sustentabilidade é uma ação coletiva e sem viés competitivo”, afirma Alberto Abdu, Head de ESG da Bosch América Latina.

Negócios envolvem ESG

O assunto ESG é parte importante da estratégia da empresa, com soluções eficientes e adotando ações sustentáveis. De forma global, o objetivo de sustentabilidade da Bosch contempla seis pilares: ação climática, água, economia circular, saúde e segurança, direitos humanos e promoção social e DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão). 

Para aplicar todos eles e unir esforços de diferentes frentes de trabalho, além de fortalecer ainda mais os objetivos, ações e medição de resultados, a Bosch na América Latina estabeleceu um comitê multidisciplinar para temas de ESG (Ambiental, Social e Governança), com uma abordagem interna e externa.

Bosch Imprensa (C/CGR-BR) (Bosch.Imprensa.Divulgacao@br.bosch.com)    

Publicidade