Schneider Electric anuncia que o Fórum Econômico Mundial reconheceu duas de suas fábricas como novas Lighthouses

Unidades utilizam a inteligência artificial e a automação para aumentar a eficiência e a sustentabilidade e reduzir o uso de recursos


Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia que o Fórum Econômico Mundial reconheceu duas de suas fábricas como novas Lighthouses - indústrias que utilizam tecnologias avançadas da Quarta Revolução Industrial, como inteligência artificial (IA) e automação, para otimizar a eficiência, diminuir o uso de recursos e aumentar a sustentabilidade, servindo de exemplo para outras no setor.

A unidade Monterrey 1, no México, foi designada como uma nova Advanced Lighthouse, enquanto a de Xangai recebeu o reconhecimento de End-to-End Lighthouse. Com isso, elas se tornam, respectivamente, a sexta e a sétima instalação da Schneider Electric a integrar a Global Lighthouse Network do Fórum.

Ambas se juntam às fábricas da empresa em Wuxi (China), Batam (Indonésia), Le Vaudreuil (França), Lexington (Kentucky) e Hyderabad (Índia), que já haviam alcançado o status de Lighthouse em anos anteriores. Le Vaudreuil, Lexington e Hyderabad também estão entre as 17 Sustainability Lighthouses globais, reconhecidas por seus aperfeiçoamentos ambientais habilitados por tecnologia.

A Global Lighthouse Network do Fórum é uma plataforma colaborativa que reúne organizações produtivas inovadoras que lideram a adoção de soluções da Quarta Revolução Industrial. Cofundada pela McKinsey & Company em 2018, a rede destaca 172 exemplos de plantas fabris que utilizam a IA, impressão 3D e análise de big data para impulsionar a eficiência e a competitividade, além de promover modelos de negócios transformadores em grande escala.

O complexo da Schneider Electric em Xangai produz dispositivos críticos para sistemas elétricos, como contatoras, relés de sobrecarga e disjuntores de motor. Com a expansão dos novos mercados de energia, as solicitações globais da planta se intensificaram e o número de SKUs quadruplicou em quatro anos.

Para atender a essa necessidade, a equipe da fábrica elevou a automação em 20% e integrou prototipagem habilitada por machine learning, planejamento e programação inteligentes, e manutenção orientada pela IA generativa, o que resultou em redução de 67% no tempo de produção sob pedido e elevação de 82% na produtividade da mão de obra.

Enfrentando a crescente requisição por produtos mais complexos, a unidade Monterrey 1 implementou ferramentas digitais para reforçar a resiliência e a agilidade da cadeia de suprimentos. Robôs autônomos e drones tornaram o manuseio de materiais mais eficiente, enquanto sistemas de gestão de edifícios e energia contribuíram para uma queda de aproximadamente 30% no consumo de energia e água.

Ao utilizar métodos da Quarta Revolução Industrial, como machine learning para previsão de demanda e deep learning nas inspeções, a planta manteve uma taxa de crescimento anual de 24%, ao mesmo tempo em que baixou os custos de produção em 16%, os defeitos de produtos em 20% e o tempo de entrega em 49% ao longo de três anos.

“Nossas instalações em Xangai e Monterrey 1 demonstram o valor das soluções da Quarta Revolução Industrial”, afirma Mourad Tamoud, Schneider Electric’s Chief Supply Chain Officer. “Como indústria, é importante que continuemos a investir nessas tecnologias digitais – e nas pessoas que as utilizam – em maior escala para fortalecer as operações e mitigar riscos.”

“As Lighthouses estão superando o hype da IA e aprimorando o padrão para a transformação digital”, destaca Kiva Allgood, diretora do Centro de Manufatura Avançada e Supply Chains do Fórum Econômico Mundial. “Esses locais estão integrando sistemas robustos em suas operações não apenas para otimizar a produtividade, mas para criar um futuro sustentável e inclusivo para sua força de trabalho e a comunidade em geral.”

Programa Impact Supply Chain

As duas unidades refletem o programa Impact Supply Chain, da Schneider Electric, que representa a próxima evolução na transformação da cadeia de suprimentos da empresa, visando causar um impacto positivo tanto nos clientes quanto no planeta. Seus principais pilares são:

  • Pessoas: os colaboradores da Schneider são capacitados para inovar e fazer a diferença positiva para os clientes todos os dias.
  • Planeta: a Schneider Electric está construindo uma cadeia de suprimentos sustentável, responsável e pronta para o net zero.
  • Clientes: a cadeia de suprimentos confiável da Schneider Electric oferece uma qualidade que é líder no setor.
  • Desempenho: a Schneider Electric potencializa a performance por meio de tecnologia avançada, processos inteligentes e unificados, ecossistemas regionais e design colaborativo.


Gustavo Fritz (gustavo.fritz@rpmacomunicacao.com.br)    
 

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