Publicidade

A fabricação de não tecidos por via úmida requer uma combinação de máquinas da indústria têxtil e de fabricação de papel

Pela primeira vez, as instalações de produção de não tecidos por via úmida podem ser projetadas e instaladas utilizando um padrão de produto internacional


  • A Voith colaborou com a Trützschler, a principal fabricante de máquinas têxteis, para desenvolver o padrão internacional de segurança ISO 22291, baseado no padrão original de segurança da Voith para máquinas de não tecidos por via úmida.
  • A Austrian Standards, organização austríaca de normalização e inovação, trabalhou em conjunto com a Voith e a Trützschler para garantir que o novo padrão atendesse aos requisitos internacionais..

HEIDENHEIM, ALEMANHA. Atualmente, é impossível imaginar o mundo sem os não tecidos por via úmida. Absorventes, resistentes a rasgos e adaptáveis, os não tecidos por via úmida são ideais para curativos, produtos de higiene e itens cosméticos. São também utilizados em roupas, eletrônicos, construção civil e agricultura. Esses produtos são fabricados principalmente por meio de um processo hidrodinâmico, no qual são inicialmente dispersos em água e, em seguida, secos. Esse processo é similar à fabricação de papel com fibras longas, mas também difere em aspectos cruciais.

A fabricação de não tecidos por via úmida requer uma combinação de máquinas da indústria têxtil e de fabricação de papel. Como essas máquinas híbridas podem ser usadas tanto no setor têxtil como o setor papeleiro, elas precisam atender aos padrões de segurança de ambos os setores. Até o momento, cada especificação precisava ser individualmente avaliada, o que tornava o processo de entrega de máquinas seguras demorado e complexo.

O primeiro padrão internacional de segurança para máquinas de não tecidos por via úmida

Agora, pela primeira vez, um único padrão internacional de segurança personalizado, ISO 22291, se aplica às instalações de fabricação de não tecidos por via úmida. O padrão interno de segurança da Voith para máquinas de não tecidos por via úmida foi utilizado como base para o novo padrão, que foi desenvolvido em parceria com a Trützschler, a principal fabricante de máquinas têxteis e de não tecidos.

Além disso, desde agosto de 2023, este padrão de segurança ISO foi oficializado como um padrão harmonizado (DIN EN ISO 22291) para máquinas de não tecidos por via úmida no Diário Oficial da União Europeia. A implementação desse padrão por fabricantes e clientes comprova a conformidade com as melhores práticas internacionalmente reconhecidas.

“Nossa meta foi definir os padrões de segurança para máquinas de não tecidos por via úmida no mais alto nível possível. O trabalho em conjunto com a Trützschler e a Austrian Standards nos permitiu desenvolver ainda mais nossos padrões internos de segurança, transformando-os no primeiro padrão global de última geração para este campo. O processo foi longo, mas valeu totalmente a pena. Agora, fabricantes e clientes de máquinas de não tecidos por via úmida possuem uma base abrangente e clara para implementar medidas uniformes de segurança técnica e legal, beneficiando todas as partes envolvidas”, afirma Markus Straub, diretor de Padronização do Grupo Voith Paper.

“Na produção de não tecidos por via úmida, dois mundos se encontram. Trabalhando com a Voith e a Austrian Standards, conseguimos combinar os requisitos de segurança das máquinas de papel e têxteis para criar um padrão internacionalmente reconhecido. Tecnologias inovadoras exigem padrões inovadores. Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros por essa colaboração bem-sucedida”, comenta André Kück, coordenador CE da Trützschler Nonwovens.

Saiba mais sobre as inovações da Voith para a produção de não-tecidos em https://voith.com/corp-en/industry-solutions/nonwovens.html

Marcus Vinícius (marcus.vinicius@lvba.com.br)    

Publicidade