Publicidade

Stellantis realiza uma série de mudanças em seu quadro global de executivos

Antonio Filosa, ex-CEO da montadora na América do Sul, assume operações na América do Norte


Vitor Matsubara

Ao mesmo tempo em que confirma a sucessão do CEO Carlos Tavares (que se aposentará em meados de 2026), a Stellantis realiza uma série de mudanças em seu quadro global de executivos.

Antonio Filosa é o novo diretor operacional (ou COO) da Stellantis América do Norte, acumulando a função com o cargo de CEO da Jeep.

Curiosamente, o ex-CEO da Stellantis América do Sul vai substituir a Carlos Zarlenga, ex-presidente da GM América do Sul e contemporâneo de Filosa nos tempos de Brasil.

O novo cargo de Zarlenga, que esteve à frente das operações na América do Norte por apenas nove meses, será anunciado "em um futuro comunicado".

Jean-Philippe Imparato passa a ser o diretor operacional nos principais mercados da Stellantis Europa, em substituição a Uwe Hochgeschurtz, que deixará a companhia.

Com larga experiência no setor automotivo e muitos anos de Stellantis, o francês terá a missão de "reforçar o desempenho comercial da empresa na região durante o período crítico de transição energética".

Novo diretor financeiro estava na China

Doug Ostermann foi nomeado como novo diretor financeiro do conglomerado, no lugar de Natalie Knight, que também deixa a Stellantis. Doug tem mais de 19 anos de experiência na área financeira em três grupos internacionais e, até então, era diretor operacional da Stellantis China.

Em seu posto assume Gregoire Olivier, que segue como diretor de relações da Leapmotor, para fazer a ponte com os executivos chineses da marca.

Santo Ficili é o novo CEO das marcas Maserati e Alfa Romeo, enquanto Arnaud Debeouf vai liderar a divisão de manufatura da área de Supply Chain. A divisão de compras segue sob a responsabilidade de Maxime Picat.

CEO comenta mudanças e ganha respaldo

O atual CEO da Stellantis, Carlos Tavares, afirmou que as várias mudanças organizacionais e de executivos foram realizadas com foco no futuro da companhia.

"Durante esse período Darwiniano para a indústria automotiva, nosso dever e responsabilidade ética é de nos adaptar e nos preparar para o futuro de forma mais eficiente e rápida do que nossos competidores. As novas lideranças nomeadas por nós vão dar suas valiosas contribuições para nossa equipe e acelerar nossa transformação em busca da liderança na mobilidade tecnológica", disse.

John Elkann, chairman do conselho de diretores da Stellantis, respaldou as decisões tomadas por Tavares.

"O conselho de diretores é unânime em seu apoio a Carlos Tavares e às decisões anunciadas hoje. Estamos confiantes que esses passos para simplificar nossa organização vão fortalecer o espírito de liderança em equipe à medida em que eles estarão trabalhando para restaurar o desempenho da companhia rumo aos índices mais altos da indústria".

Novo CEO da Stellantis será escolhido até o fim de 2025

Por fim, a Stellantis confirmou que o processo formal para eleger o sucessor de Carlos Tavares ao fim de seu mandato, que acaba em meados de 2026, já está em curso. Isso está sendo realizado por um comitê especial liderado pelo próprio John Elkann e a previsão de conclusão é para o último quadrimestre de 2025.

Publicidade