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Frasle Mobility está em fase final de aquisição da mexicana Kuo

Aquisição foi a maior da história da companhia e deve elevar a sua receita para R$ 5 bi este ano


Ana Paula Machado

A Frasle Mobility está em fase final de aquisição da mexicana Kuo. Segundo o diretor de negócios fricção linha comercial & Ásia, Alfredo Lorenzoni, a conclusão da operação deve ocorrer até o fim deste ano e a expectativa é de que nos próximos dois anos seja concluída a integração da nova empresa. 

A transação é a maior já realizada pela companhia, no valor aproximado de R$ 2,1 bilhões – sujeito a ajustes na data do closing. E envolve a divisão de aftermarket do grupo mexicano, que reúne ativos de manufatura e de distribuição, como fábricas, centros logísticos e escritórios, além do direito sobre as marcas de produtos vinculadas.

Segundo a Frasle Mobility, fazem parte da compra as operações de fabricação de peças para motores, das marcas locais Moresa e TF Victor, que atuam na oferta de pistões e juntas para motores, com duas plantas produtivas na região de Celaya. E das operações de produção de materiais de fricção da marca Fritec, de pastilhas e lonas de freio para veículos leves, com fábricas na Cidade do México, além de outras marcas.

A neociação também inclui a principal distribuidora de peças de reposição do país lationamericano, a Dacomsa.

Estamos aguardando a conclusão da análise do órgão regulador mexicano. O processo de integração deve acontecer nos próximos dois anos. Temos muita sinergia e entramos em um segmento de mercado que ainda não atuávamos, o de componentes para motores”, disse Lorenzoni. 

Com mexicana, receita com negócios internacionais cresce

O executivo ressaltou que, com a Kuo, o faturamento da Frasle Mobility deve chegar a cerca de R$ 5 bilhões. No ano passado, a companhia apurou uma receita de R$ 3,5 bilhões, sendo que cerca de 64% foram provenientes da operação brasileira.

“Com a Kuo, essa relação se inverte e devemos ter já neste ano 55% do faturamento vindo do internacional e 45% doméstica.”

Com a mexicana, a receita com o negócio para veículos leves deve passar de 95%, segundo o executivo.

“Nascemos vocacionados para o atendimento aos veículos pesados, mas hoje o negócio no segmento de leves é mais relevante dentro da Frasle.” No ano passado, o mercado de leves representou 64% do faturamento da companhia.  

Mas as aquisições da Frasle não devem parar por ai. Lorenzoni disse que a companhia está em processo de finalização do plano de investimentos que deve durar de 2025 a 2029.

“Estamos terminando o ciclo de planejamento para os próximos cinco anos e queremos expandir nossa posição global. Somos focados em aquisição. Podemos entrar em novos mercados. Há uma máxima dentro da empresa de que tudo o que vai por baixo do carro pode ser produzido pela Frasle”, afirmou Lorenzoni. 

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