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Cummins está acelerando a produção de motores neste ano

Desse volume, 16% deve ser exportado, principalmente para os EUA, México e Canadá


Ana Paula Machado

A Cummins está acelerando a produção de motores neste ano. A companhia vai fabricar 40 mil propulsores em 2024, um volume 39% maior que o apurado no ano passado. Segundo o presidente e CEO da empresa, Adriano Rishi, desse montante 24 mil será destinado ao mercado automotivo. 

“Esse volume de produção não se destina somente ao mercado doméstico, há exportação também. Enxergamos oportunidade nas vendas externas, pois para navegar no Brasil é preciso fazer essa equação”, disse o executivo. 

A exportação, aliás, vem ganhando espaço na Cummins. Após um plano desenvolvido pela companhia em 2021, as vendas externas saíram de 5% no ano passado para 16% em 2024 a participação na produção de motores. Em 2023, a empresa fabricou 23 mil propulsores. 

“Antes as vendas externas estavam focadas em componentes de motores, como blocos. Agora, estamos exportando o propulsor”, afirmou Rishi. “Os nossos maiores mercados são os Estados Unidos, México e Canadá.”

A expectativa, segundo o executivo, é chegar a 20 mil motores exportados nos próximos dois anos. “Estamos preparados para isso. Temos capacidade instalada para produzir para os mercados internacional e doméstico. Hoje, utilizamos somente 52% da nossa produção para abastecer estes mercados”, ressaltou Rishi

Cummins espera manter o ritmo nos próximos anos

Rishi, aliás, acrescentou que a Cummins não precisou fazer grandes ajustes em sua capacidade instalada para atender o crescente mercado internacional. “Tivemos mais aumento da complexidade. Por exemplo, nos Estados Unidos e Canadá tivemos que certificar a fábrica e os produtos para sermos aptos a acessar esses mercados.”

No mercado doméstico a expectativa da Cummins é manter o ritmo de crescimento dos últimos anos. Ao todo a companhia espera elevar sua produção de motores e eixos em 35% em 2024 e outros 7% em 2025. Para isso, a empresa vai apresentar novos propulsores durante a Fenatran, a maior feira de transporte da América Latina.

Plataforma Helm em teste no Brasil

Um dos novos motores que a empresa vai apresentar vai ser o da família Helms, que já está em testes no Brasil. O propulsor diferencia-se pela flexibilização em atender às necessidades específicas dos clientes e às demandas locais ao operar com diversas propostas de combustíveis. A plataforma Helm será exibida na versão X15L, incluindo três cabeçotes que operam com diesel, gás natural e hidrogênio, informou a Cummins.

“Esse motor já está em testes no Brasil em um cliente do setor automotivo. Acreditamos devemos ter esse propulsor rodando no país em dois anos, pois, é uma plataforma que se ajusta à proposta de cada montadora”, disse Rishi. 

Para a Cummins, no mercado brasileiro também pode operar com diferentes blends de biodiesel, biocombustíveis, HVO, gás natural, gasolina e até o hidrogênio, este último sendo posicionado no topo da cadeia. 

Novos motores a gás na Fenatran

Além disso, a companhia vai apresentar durante a feira seus novos motores a gás B6.7N e M15N. Esses modelos integram a linha de produtos que já inclui a versão L9N de forma a atender às crescentes demandas por soluções sustentáveis e eficientes no transporte.  

Segundo a Cummins, o B6.7N é um motor totalmente novo e tem potência variando de 190 a 280 hp e torque de 590 a 811 Nm. Já o M15N oferece 424 a 523 hp. Este motor é especialmente projetado para aplicações pesadas, como caminhões de cana-de-açúcar.

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