Verallia destaca os benefícios das embalagens de vidro
Press à Porter Gestão de Imagem -
O vidro é um material de camada única e não possui em sua composição aditivos químicos que seriam potencialmente reativos aos alimentos e bebidas
Historiadores registraram que há pelo menos 4 mil anos A.C. objetos de vidro já eram utilizados pela humanidade. O que traz a popularidade deste material até os dias de hoje é a sua capacidade de acondicionamento e reciclabilidade, entre tantos outros benefícios que a Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, destaca:
Propriedades inigualáveis
O vidro é um material de camada única e não possui em sua composição aditivos químicos que seriam potencialmente reativos aos alimentos e bebidas. As embalagens de vidro também podem suportar temperaturas quentes e frias sem alterar a sua estrutura ou conteúdo. Pode resistir a altas temperaturas, próximas de 250 graus, antes de quebrar.
Vidro, um material sustentável
O vidro é um material 100% e infinitamente reciclável, ou seja, pode ser reciclado e reutilizado sem perder nenhuma de suas propriedades ou qualidade.
A reciclagem do vidro economiza recursos naturais. Quando as embalagens de vidro são devidamente recolhidas, tornam-se a principal matéria-prima para a produção de novas garrafas e potes. Isto significa que quanto mais caco for usado na fabricação, menos matérias-primas virgens, como areia e calcário, serão necessárias. Na Verallia, 54,1% de caco externo foi utilizado na produção global em 2023 em comparação aos 49% em 2019.
De acordo com o executivo, a reciclagem do vidro poupa energia e reduz as emissões de CO2: “Quanto mais vidro reciclado é utilizado, menos energia é necessária na produção de novas garrafas e potes, uma vez que o caco derrete a uma temperatura muito mais baixa do que as matérias-primas virgens, reduzindo assim as emissões de CO2. Por cada 10 pontos percentuais adicionais de caco utilizados, o consumo de energia diminui 2,5% e as emissões de CO2 diminuem 5%”.
O melhor material para reuso
Graças às suas propriedades únicas, o vidro é o melhor material para reuso, uma vez que não transfere sabor nem cor, mantém a solidez mesmo após vários ciclos e sua transparência facilita a inspeção de qualidade. “As embalagens de vidro podem ser reutilizadas entre 20 e 50 vezes antes de serem recicladas”, explica Quintin.
Dados relativos ao mercado europeu mostram que uma garrafa retornável apresenta 49% menos emissões do que uma embalagem PET de uso único e 57% menos do que uma de alumínio de uso único.
“O vidro torna a economia circular uma realidade ao permitir a reutilização e reciclagem eficientes, contribuindo para uma gestão de recursos mais sustentável”, finaliza o executivo.
Assessoria de Imprensa
Press à Porter Gestão de Imagem
Felipe Rariz – felipe@pressaporter.com.br
Gustavo Diamantino – gustavo@pressaporter.com.br