BYD anuncia os novos investimentos da empresa chinesa no Polo Industrial de Manaus

Os representantes da organização comunicaram que estão ampliando a planta com uma linha para a produção de blades, que representa a nova geração


Em reunião realizada na manhã do dia 22 de outubro (terça-feira), na Suframa, a BYD Indústria de Baterias Ltda. anunciou à direção da Autarquia, os novos investimentos da empresa chinesa no Polo Industrial de Manaus (PIM). Os representantes da organização comunicaram que estão ampliando a planta com uma linha para a produção de blades, que representa a nova geração dos módulos de baterias e será utilizada na fabricação de ônibus elétricos. 

Também foi anunciada uma nova linha de produção de barramentos para atender tanto às fábricas localizadas na Zona Franca de Manaus(ZFM) quanto às de São Paulo e da nova fábrica na Bahia, que produz veículos leves elétricos.

A comitiva foi recebida pelo superintendente Bosco Saraiva e esteve representada pelo diretor-geral da planta em Manaus, Johnny Jiang; a responsável tributária da planta, Liza Ribeiro; o responsável de supply chain, Kleber Costa; e o gerente de engenharia, Wilson Filho.

Fabricante de veículos elétricos no Brasil e especializada em tecnologia de energia solar, a BYD se instalou em 2019 na ZFM e teve a primeira produção em 2020. Atualmente, ela abrange módulos elétricos para ônibus elétricos.

De acordo com Liza Ribeiro, a ampliação representa também o aumento na oferta de empregos. —A gente vai chegar a mais ou menos 75 a 90 novos postos de trabalho. Nossa fábrica é totalmente automatizada, mas vai gerar sim novos empregos— informou.

Em março deste ano, os representantes da empresa já haviam estado na Suframa e, na ocasião, expressaram reconhecimento pelo apoio da Autarquia no processo de tramitação e fixação do Processo Produtivo Básico (PPB) do Módulo de Bateria para Ônibus Elétrico, aprovado junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), integrantes do Grupo Técnico Interministerial (GT-PPB) que analisa a criação e alteração de PPBs para a indústria brasileira. “O PPB que tínhamos nos limitava muito, pois nós precisávamos ter mais segurança. Entramos com o pedido e hoje o nosso novo PPB está com a especificação, fabricação de módulos elétricos de asfaltos ferríveis voltado para ônibus; totalmente destinado à produção de ônibus”, destacou Liza Ribeiro.

Compromisso — Bosco Saraiva destacou os novos investimentos e novamente ressaltou o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental. —A BYD traz para Manaus o que há de mais moderno no segmento de eletrificação no Brasil, o que trará benefício direto à população, principalmente porque também corrobora com a descarbonização da mobilidade no País— frisou o superintendente, que esteve acompanhado na reunião dos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica). | Isaac Júnior.

Publicidade