Stellantis quer duplicar a capacidade em sua planta de Kenitra com uma nova linha de pintura pronta para uso da Dürr

A avançada tecnologia de produção permite revestimento de alta qualidade e com economia de energia para carros elétricos.


A Stellantis espera duplicar a capacidade geral em sua planta de Kenitra com uma nova linha de pintura pronta para uso da Dürr. A avançada tecnologia de produção permite revestimento de alta qualidade e com economia de energia para carros elétricos. Além disso, robôs de pintura de outras plantas do grupo também estão sendo readaptados para conservar recursos.

A nova planta no nordeste do Marrocos pretende ser um modelo de otimização de energia e, ao mesmo tempo, aumentar de forma significativa a capacidade de produção de veículos alimentados por baterias e modelos híbridos da Stellantis, para as marcas Peugeot, Citroën e Fiat. A nova linha de pintura recém-projetada pode trabalhar com 30 carrocerias por hora, um número idêntico ao da primeira planta de Kenitra, que a Dürr construiu em 2019.

Conservação de água, produtos químicos e energia térmica

A Stellantis optou pelo processo de imersão rotacional RoDip® patenteado pela Dürr para pré-tratamento e eletrodeposição catódica. Este método inovador gira as carrocerias em torno do seu eixo, oferecendo excepcional proteção contra corrosão, já que as curvas de mergulho podem ser adaptadas individualmente para diferentes tipos de carrocerias, otimizando o processo de imersão, inundação e drenagem. O processo RoDip® consome menos água, produtos químicos e energia térmica do que outras soluções técnicas, já que o sistema de transporte elimina a necessidade de entradas e saídas inclinadas para dentro e para fora do tanque. Com isso, o comprimento do tanque de imersão é reduzido em até seis metros, possibilitando a redução do volume do tanque. Menor consumo de energia e material também reduz os custos operacionais e unitários.


Redução de 40% nas emissões de carbono

Além da eletroforese, o Grupo Stellantis inaugurará o forno elétrico EcoInCure, que conta com uma condução inovadora do fluxo de ar que aquece e resfria as carrocerias automotivas de modo uniforme, de dentro para fora. Este design exclusivo reduz as tensões termoestruturais e abaixa o tempo de aquecimento da carroceria automotiva em até 30%. A última geração do EcoInCure na planta de Kenitra torna possível a independência de combustível fóssil, pela operação com eletricidade verde para uma abordagem ecológica. Em comparação com sistemas a gás, o EcoInCure elétrico reduz as emissões da linha de pintura em até 40%, reduzindo a pegada de carbono de forma significativa.

Readaptação para a utilização perfeita de recursos

A Stellantis também está melhorando a eficiência, pela adoção de tecnologia úmido sobre úmido, poupando tempo e energia. O extenso processo, que inclui pintura em dois tons em três estações de pintura externa, utiliza robôs e tecnologia de aplicação de plantas italianas existentes. Esses robôs estão equipados com os aplicadores EcoBell2 para se integrarem perfeitamente ao equipamento atual. Além disso, o equipamento técnico, como unidades de alimentação de ar, aquecedores e esteiras, estão sendo transportados da Europa para o Marrocos para reutilização. A readaptação da tecnologia de produção de outras plantas é uma abordagem sustentável que maximiza recursos. Além disso, a readaptação é um elemento apropriado para a construção de uma linha de pintura com limitações desafiadoras de tempo e custo, tudo sem comprometer a qualidade e o desempenho do revestimento.

Roberto Lima <roberto@presscomunica.com.br>

Publicidade