Toyota confirma que investirá US$ 3,2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento com foco no uso de inteligência artificial
Automotive Business -
Parceria firmada com gigante de telecomunicações quer usar IA para impedir acidentes
A Toyota confirmou que investirá US$ 3,2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento com foco no uso de inteligência artificial nas tecnologias de condução autônoma.
O aporte será realizado em conjunto com a gigante do setor de telecomunicações Nippon Telegraph and Telephone (NTT). O objetivo da parceria e do investimento da Toyota é produzir softwares automotivos capazes de aproveitar tecnologias de inteligência artificial para prevenir acidentes.
IA associada a sistemas de assistência à condução
A fabricante pretende utilizar a IA em sistemas de assistência à condução para processar dados coletados pelos sensores do veículo, aproveitando-os para prever e responder a potenciais acidentes.
Com isso, as empresas vão trabalhar no desenvolvimento da próxima geração da IOWN, plataforma de comunicação óptica concebida pela NTT. A ideia é que a ferramenta possa administrar as informações necessárias para realizar tais análises em tempo real.
Parceria vai desenvolver tecnologia 6G nos carros
O acordo firmado entre as empresas pretende ainda preparar a chegada da tecnologia 6G aos veículos. Ela vai substituir a atual comunicação sem fio 5G presente nos carros da Toyota, fruto de uma colaboração iniciada em 2017 e que teve sua primeira aplicação comercial em 2020.
Outro resultado da parceria entre Toyota e NTT está presente na tecnologia de condução semiautônoma aplicada no Mirai desde 2021. A ideia das companhias é lançar um sistema completamente funcional até 2028 e oferecê-lo para outras montadoras.