RIO – Riosulense participa da AAPEX feira líder para profissionais da indústria automotiva

Sempre em busca de expandir os negócios, a RIO já exporta para 25 países da América Latina e Europa, além dos EUA


Marca global, que está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina, a empresa catarinense RIO – Riosulense S.A. (Rio do Sul/SC) tem marcado presença, ao longo dos anos, nos principais eventos do setor, nacionais e internacionais. O próximo será a AAPEX - Automotive Aftermarket Products Expo, feira líder para profissionais da indústria automotiva, que será realizada de 5 a 7 de novembro, em Las Vegas (Nevada), nos Estados Unidos.

A AAPEX reúne a indústria global de reposição automotiva, que movimenta mais de US$ 1,8 trilhão. “Esta é a quarta vez que a RIO participa desse evento, uma das principais feiras do mundo para o mercado de peças automotivas e a maior nas Américas para o mercado de reposição”, afirma Bruna Ern, Coordenadora de Vendas na área de Exportação da RIO, que representará a empresa no evento.

Com forte presença nas exportações, que representam 10% de seu faturamento, a empresa comercializa seus produtos para mais de 25 países da América Latina e da Europa, e, também, para os Estados Unidos, país que representa 30% do total das exportações da empresa, registrando clientes em várias regiões.

“Essa fatia significativa é resultado da demanda por peças de alta qualidade técnica e do desenvolvimento de projetos especiais e exclusivos da empresa. A capacidade de desenvolvimento de ligas e sobremedidas destacam a RIO nesse mercado tão importante”, explica Bruna.  

Para ela, estar na AAPEX significa criar mais conexões para a empresa e se aproximar dos clientes, além de permitir apresentar os lançamentos e os desenvolvimentos exclusivos, que seguem as necessidades do mercado, sem contar que a feira atrai um número significativo de latinos, incluindo profissionais e empresários do setor automotivo, entre eles, clientes e prospects da empresa.

“Essa diversidade é importante para a RIO, pois reflete a crescente participação da comunidade latina nos eventos americanos. E o mercado latino é muito abastecido pelo mercado americano”, diz Bruna. Assim, essa única participação gera possibilidades de atender, em um curto espaço de tempo, todas as Américas e suas particularidades, estando em um único local.

Portfólio completo na AAPEX – A RIO apresentará em Las Vegas todo o seu portfólio de 8 mil itens, divididos em 21 famílias de produtos, com destaque para as bronzinas. Outros itens da empresa, em grande ascensão nas vendas, são eixo de comando, kit de distribuição, parafuso de cabeçote, juntas para motor, anel de pistão e válvulas.

Projetos especiais em 3D – A empresa também oferecerá aos profissionais do setor que visitarem a AAPEX a possibilidade do desenvolvimento de projetos especiais em 3D, cujo objetivo é menor custo e mais agilidade. O processo ocorre assim: o cliente descreve o projeto, a RIO desenha em 3D, faz a fundição e a usinagem. “A empresa terá uma peça em 3D exposta na vitrine, assim ficará mais fácil para que os visitantes possam conferir esse trabalho de ponta”, explica Bruna.

Inovadora, a RIO também utiliza a manufatura aditiva, por meio da impressão 3D na fabricação de protótipos, que são desenvolvidos em parceria com as áreas de Engenharia das montadoras. “Com este e outros relevantes investimentos em inovação, a empresa expandiu ainda mais os negócios”, conclui a executiva.

RIO – Acaba de receber dois Prêmios. Um deles da Tupy e a MWM, que reconheceram dez fornecedores que se destacaram em 2024, em um universo de mais de 5 mil empresas da cadeia de suprimentos. A empresa RIO levou na categoria Excelência em Desenvolvimento. O outro Prêmio recebido pela RIO foi da Cummins como Melhor Fornecedor em Inovação, também em 2024.

Com amplo parque fabril, que hoje possui 27.000 m2 construídos e área total de 1.000.000 m2, a RIO fornece peças para montadoras, de veículos pesados e agrícola. No mercado de reposição, a oferece peças para todos os veículos – leves, pesados, agrícola e motos. A empresa vende 12 milhões de peças por ano.

Deborah Ferreira

Tudo em Comunicação

Publicidade