Toyota do Brasil reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país

Ao lançar a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba


A Toyota do Brasil reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país ao lançar a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba (SP) em cerimônia com a presença de autoridades, colaboradores e parceiros de negócios. A iniciativa faz parte do maior plano de investimento da Toyota no país: R$ 11 bilhões até 2030, permitindo à empresa expandir a capacidade produtiva de veículos e motores, além de introduzir dois novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com o uso de biocombustíveis com expressiva eficiência energética e alta tecnologia.

As obras de expansão do parque fabril de Sorocaba acontecem em um terreno de 400 mil m², o equivalente a 40 campos de futebol. Esta é uma das maiores terraplanagens em execução no Estado de São Paulo na atualidade. A nova fábrica terá uma área total de 160 mil m², com início das operações previsto para 2026.

Assim como a fábrica atual, a nova unidade contará com o processo produtivo completo dos veículos – estamparia, funilaria, pintura e montagem. A expansão ainda permitirá à Toyota aumentar de maneira sólida e expressiva sua capacidade produtiva local, apoiando a expansão das vendas e a exportação para 23 países.

Como resultado do ciclo de investimentos no Brasil, o parque fabril de Sorocaba vai criar 2.000 novos postos de trabalho até 2030. Somente a expansão da fábrica de Sorocaba permitirá a criação de 500 novos postos a partir de 2026. Somando-se aos empregos indiretos, essa iniciativa pode representar aproximadamente 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva.

“A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais nossas operações no país. A ampliação da fábrica de Sorocaba nos permitirá ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, comenta Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

O investimento de R$ 11 bilhões e o projeto de expansão do parque fabril da Toyota em Sorocaba foram viabilizados graças a iniciativas favoráveis e a melhora do ambiente de negócios implementadas pelo Estado de São Paulo, que contribuíram substancialmente para a promoção da competitividade e da previsibilidade das atividades do setor industrial.

Introdução de novos modelos eletrificados

A expansão do parque fabril permitirá à Toyota introduzir novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex, visando consolidar o protagonismo da marca no país em eletrificação e exportações para diversos países.

O novo parque fabril será responsável pela fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito equipado com a mesma tecnologia e desenvolvido especialmente para o Brasil. Ambos os modelos vão ajudar a democratizar a tecnologia híbrida flex, reconhecida por ser prática, acessível e sustentável.

“A fabricação dos novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com biocombustíveis, mostra o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.

Localização de peças e componentes

O aumento da capacidade de produção e a introdução dos novos modelos eletrificados ainda produzirá resultados positivos para o parque de fornecedores, pois permitirá a localização adicional de peças, componentes e sistemas de alta tecnologia, contribuindo para o adensamento da cadeia produtiva local. Como resultado, haverá atração de investimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias e fornecedores, gerando ainda mais emprego e renda para o país.

“A expansão da fábrica de Sorocaba vai promover o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de componentes para veículos eletrificados, apoiando assim o processo de descarbonização da mobilidade no país e em toda a região da América Latina”, completa Evandro Maggio.
Compromisso com a sustentabilidade
A nova operação da Toyota em Sorocaba será concebida no conceito Ecofactory, que segue padrões internacionais de ecoeficiência ao adotar práticas e tecnologias sustentáveis com foco na redução das emissões de gases que causam o efeito estufa, economia de energia e água, além da diminuição do volume de resíduos.

Um dos grandes destaques será a otimização do processo de pintura, que não utilizará água na cabine. Com este novo método, a Toyota conseguirá uma redução de 20% na emissão de CO2 apenas com a substituição do solvente por tinta à base de água na pintura dos veículos.

O novo edifício também adotará o uso de energia certificada de fonte limpa e renovável e a utilização de lâmpadas LED, que reduzem significativamente o consumo elétrico. A taxa de reciclabilidade dos resíduos gerados na operação será superior a 99%.

Outro fator que contribui com a descarbonização é a concentração dos principais fornecedores a apenas 1 km da fábrica. Essa proximidade otimiza o transporte e a logística, reduzindo a circulação de caminhões e o consumo de combustível, além de fortalecer as parcerias com a comunidade local e estimular o desenvolvimento econômico regional.

Por fim, a área logística de recebimento de peças terá uma quantidade maior de pontos de entrega, resultando em uma redução de até 10% no tempo e na distância percorrida pelas empilhadeiras para abastecimento das linhas de produção.

Guilherme Magna (guilherme.magna@giusticom.com.br)    

Publicidade