Salão do Automóvel de São Paulo é uma novela longa, mas que tende a ter final feliz
Automotive Business -
Segundo a Anfavea, retomada da feira só é viável porque será possível reduzir o tamanho do investimento das montadoras
O Salão do Automóvel de São Paulo é uma novela longa, mas que tende a ter final feliz. A volta da mostra foi confirmada para entre 22 de novembro e 1º de dezembro de 2025. E há elementos que alimentam o sentimento de "agora vai".
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, está confiante que o evento voltará a acontecer. Uma das razões para isso é que as montadoras acharam um jeito de fazer a conta não ficar só com elas.
"Pela primeira vez, abriremos o salão para grandes patrocinadores de fora do setor", contou o executivo durante jantar com jornalistas na Fenatran, prima do Salão do Automóvel focada no mercado de caminhões.
"Um banco ou uma empresa de tecnologia, por exemplo, poderão investir no evento", complementa. Com isso, Leite espera que os custos para que as fabricantes exponham no evento fiquem expressivamente mais baixos, desarmando a principal reclamação das montadoras quando desistiram de investir no evento em 2020.
Salão do Automóvel volta ao Anhembi
Além da potencial solução ao modelo de negócio do evento, o presidente da Aanfavea contou outra novidade dessa aguardada retomada: o Salão voltará a acontecer no Anhembi, lugar onde aconteceu pela última vez em 2014, antes de mudar para o São Paulo Expo, ter duas edições lá e entrar em hiato.
O complexo de eventos foi reformado e, segundo Leite, tem a estrutura ideal para o evento. “Na área do sambódromo, teremos uma grande pista de test drive”, diz. A organização deve seguir nas mãos da RX que, inclusive, é dona da marca Salão do Automóvel. “Estamos negociando os termos desse contrato”, conta Leite, sem dar muitos detalhes.
Nesse provável retorno, a mostra quer se parecer mais com a CES – Consumer Electronics Show, evento de tecnologia que acontece em Las Vegas, do que com o que foi no passado. A retomada vem em uma nova era de eventos automotivos mundo afora, com a repaginação de salões como o de Munique e o de paris.
No Brasil, o encontro terá boa companhia. Nos últimos anos, com a ausência da mostra, cresceu o Festival Interlagos, que se firma como um evento queridinho de apaixonados por carros.
Por que o Salão do Automóvel parou de acontecer
A última edição do Salão do Automóvel aconteceu em 2018 - ironicamente, com recorde de público. Depois disso, as montadoras anunciaram que não participariam do Salão que teria acontecido em 2020 por causa dos altos custos envolvidos e, antes mesmo da pandemia, o evento foi cancelado.
No começo de 2022, uma nova proposta surgiu: Anfavea e RX anunciaram o São Paulo Motor Experience (SPMXP), um festival automotivo que aconteceria em agosto, no Autódromo de Interlagos. Em maio, no entanto, as organizações anunciaram que o evento seria protelado para 2023.
Uma das grandes justificativas foi a falta de semicondutores para produzir veículos. O adiamento, no entanto, virou cancelamento, já que desde o anúncio de que seria postergado, não houve nenhuma movimentação pública acerca do SPMXP. Pelo jeito, o tempo serviu para uma nova revisão do formato.
No fim de 2023 a Anfavea alardeou que o Salão do Automóvel aconteceria neste ano - mais precisamente em novembro. Recentemente, até o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu para que as montadoras realizem um esforço conjunto pelo retorno do Salão.