Schneider Electric anuncia a atualização dos resultados do seu programa Schneider Sustainability Impact

Agenda ESG da companhia no Brasil se destaca por iniciativas de transição energética inclusiva que já impactaram cerca de 19 mil brasileiros;


Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia a atualização dos resultados do seu programa Schneider Sustainability Impact (SSI) e o desempenho financeiro do terceiro trimestre de 2024.

Recentemente reconhecida como a Empresa Mais Sustentável do Mundo pela TIME e Statista, o programa SSI da Schneider Electric monitora e mede o progresso da companhia em uma série de metas transformadoras de ESG estabelecidas para 2025. Ao acompanhar seu desempenho em sustentabilidade e publicar resultados trimestrais, a empresa mantém o impulso para alcançar suas 11 ambições globais e 1 local e mantém a liderança em responsabilidade social corporativa.

Ao final do último trimestre, a pontuação geral do SSI foi de 7,29 em 10 – ou seja, bem encaminhada para atingir a meta até o fim de ano de 2024, de 7,40, com duas grandes conquistas: 

  • A Schneider Electric superou sua meta de fornecer acesso à energia verde e confiável para 50 milhões de pessoas mais de um ano antes do prazo previsto - fim de 2025. Isso foi alcançado por meio de projetos em que as soluções de energia solar da empresa foram instaladas em espaços públicos na África e na Índia. Por exemplo: no Quênia, Nigéria e Índia, novas soluções solares híbridas foram adicionadas à clínicas de saúde que atendem aproximadamente 2 milhões de pessoas e, na Índia, mais de 700 escolas foram abastecidas por energia limpa, beneficiando cerca de 120 mil alunos. A companhia agora está focada em intensificar ainda mais esses esforços, para que, até 2030, um total de 100 milhões de pessoas tenham acesso à eletricidade verde desde 2009 - ano de início do programa. 
  • A Schneider Electric também ultrapassou um marco importante em seus esforços para promover aprendizado, capacitação e desenvolvimento para todas as gerações, tendo treinado mais de 763 mil pessoas em gestão de energia. Como exemplo, a empresa e sua Fundação colaboraram recentemente com a Enactus, possibilitando que estudantes universitários de dez países desenvolvessem soluções empreendedoras que abordam questões sociais relacionadas à transição energética.

A Schneider também fez avanços consideráveis ao reduzir pela metade o impacto do carbono de seus principais fornecedores por meio do seu Projeto Carbono Zero, resultando em uma queda de 36% nas emissões operacionais de CO2 deles. Isso foi viabilizado por diversos workshops sobre energia renovável realizados nos Estados Unidos, Europa e China, além de mais de 20 webinars especializados voltados a apoiar os fornecedores em seus esforços de descarbonização.

“Nossas conquistas neste trimestre mostram a magnitude do nosso impacto, com projetos locais desempenhando um papel fundamental na realização de nossas metas ambiciosas”, diz Xavier Denoly, vice-presidente Sênior de Desenvolvimento Sustentável da Schneider Electric. “Apesar desses excelentes resultados, nosso trabalho está longe de terminar. Devemos intensificar ainda mais nossos esforços globais de descarbonização para mitigar os efeitos das mudanças do clima, beneficiando as pessoas e o planeta.”

Agenda ESG no Brasil 

Com 77 anos de presença no Brasil, a Schneider Electric se destaca por suas iniciativas voltadas para um futuro mais verde e socialmente responsável no País. Na planta de Cajamar (SP), que funciona como Centro de Treinamento para toda a América Latina, a empresa otimiza o uso de embalagens para pequenos produtos, eliminando a necessidade de caixas e reduzindo o consumo de papel. Nos últimos 12 meses, essa ação resultou na diminuição de 18 toneladas de papelão. Já a adoção de papelão reutilizado para preencher as caixas permitiu eliminar 3,5 toneladas de plástico bolha por ano.

A atuação no Brasil também contribui com a meta já superada de proporcionar acesso à energia renovável para mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo até 2025. Aqui, em 2024, foram impactadas mais de 7 mil pessoas, totalizando quase 20 mil desde 2021, e a expectativa é que esse número passe de 34 mil até 2025, levando energia, dignidade e bem-estar a mais pessoas.

A Schneider investe, ainda, na capacitação na área elétrica, já tendo treinado mais de 32 mil pessoas em 2024, totalizando mais de 69 mil desde 2021, com a meta de alcançar 123 mil até 2025. A companhia realizou 41 intervenções que impactaram 1.434 pessoas, apoiando ONGs como Moradigna, Construíde e Decor Social. Essas ações incluem a doação de equipamentos da Schneider Electric e da STECK que viabilizam modernizações elétricas em espaços comunitários, garantindo segurança elétrica e melhores condições de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Descubra mais informações, resultados e as últimas iniciativas do  programa Schneider Sustainability Impact, incluindo o painel de progresso: Q3 2024 report,

Schneider Electric anuncia a atualização dos resultados do seu programa Schneider Sustainability Impact

Outros reconhecimentos e prêmios importantes obtidos pela Schneider Electric durante o terceiro trimestre de 2024:

  • Reconhecida como Líder da Indústria na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa da S&P Global pelo terceiro ano consecutivo.
  • Premiada no RE100 Changemaker Award do Climate Group na Climate Week NYC em reconhecimento a um inovador projeto de transferência de crédito fiscal para energia renovável no Texas (EUA).
  • Nomeada como Líder no Green Quadrant da Verdantix: Consultoria em Descarbonização de Edifícios.
  • Classificada com a maior pontuação de Benchmark Social pela World Benchmarking Alliance, destacando os esforços sustentados para agir eticamente e promover o trabalho decente e os direitos humanos.
  • Reconhecida pelo programa "Digital Upskilling for All" com o Prêmio Ouro da Brandon Hall Group em Aprendizagem e Desenvolvimento.

Recursos relacionados:

Conheça o Schneider Electric Q3 2024 Financial and Extra-financial release.

Relatório Ambiental, Social e Governança (ESG) da Schneider Electric:

Gustavo Fritz (gustavo.fritz@rpmacomunicacao.com.br)    

Publicidade