Publicidade

Dow acaba de anunciar os vencedores do 35º Prêmio de Inovação em Embalagens

América Latina conquista quatro premiações, duas do Brasil, e se destaca em soluções de embalagens que são referência em inovação e sustentabilidade.


A Dow (NYSE:DOW) acaba de anunciar os vencedores do 35º Prêmio de Inovação em Embalagens (PIA), revelados durante uma cerimônia de premiação realizada em conjunto com a Tokyo Pack 2024.

Antes da cerimônia, um júri internacional de 18 especialistas da cadeia de valor de embalagens se reuniu em Bangcoc, na Tailândia, em junho deste ano, para avaliar todas as indicações. A partir daí, foi identificada uma lista restrita de 28 vencedores, selecionados pela excelência em três critérios críticos, incluindo avanço tecnológico, sustentabilidade e experiência aprimorada do usuário.


Para David Luttenberger, presidente do júri e diretor global de embalagens do Mintel Group Ltd. a maior recompensa tem sido criar caminhos de reconhecimento, como a nova categoria “Prêmio Especial” dedicada a mercados emergentes e a romper fronteiras em embalagens monomateriais. “É uma prova da evolução do cenário global de excelência, onde novos talentos e ideias podem realmente moldar o futuro dos setores de nossos clientes”, afirmou.


“Este ano foi verdadeiramente extraordinário para a América Latina,” afirmou Leticia Jensen, vice-presidente Comercial do Negócio de Embalagens e Plásticos de Especialidade (P&SP) para a América Latina. “Os reconhecimentos refletem não apenas o compromisso de todos os participantes com a inovação, mas também sua capacidade de influenciar o futuro das embalagens a nível global. Minhas felicitações a todos os vencedores.”


Duas empresas do Brasil, uma da Guatemala e outra da Colômbia colocaram a região no centro das atenções com soluções de embalagens criativas, inovadoras e sustentáveis, são elas:

 

- Prêmio Platinum: Embalagem aprimorada com grafeno – Inovação da Gerdau Graphene by Gerdau Graphene.

Embalagem inovadora e com benefícios para a sustentabilidade, que utiliza grafeno para aumentar a robustez, resolvendo o problema de perfurações durante o envase. De acordo com estudos apresentados pela empresa, a solução apresentou uma redução de 25% na espessura, economizando mais de 72 toneladas de polímeros não processados por ano, além de reduzir 25% no peso e 40% nas perdas por perfurações. Juntas, essas melhorias resultaram em uma redução de 9,8% no custo por unidade de embalagem.

- Prêmio Ouro: Embalagem para a linha Bom Ar Spray de Ambientes.
Feita de resinas PET-PCR (plástico reciclado pós-consumo), com propriedades mecânicas idênticas às resinas recicladas incolores. Isso é especialmente útil no mercado brasileiro, onde as garrafas PET verdes são comuns e fabricadas em grande volume. Quando comparado aos produtos aerossóis tradicionais, o Bom Ar Spray de Ambientes reduz 90,4% as emissões de carbono, 78,8% o consumo de água e 72% o consumo total de embalagens, de acordo com estudos apresentados pela empresa.


- Prêmio Prata: Guatemala: CENAM Reciclável Doypack da Henkel: Essa embalagem é um exemplo perfeito de como as empresas podem adotar soluções que não são apenas funcionais, mas também recicláveis, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade.


- Prêmio especial: Colômbia: RECIPLUS - Red Seal Coffee: Essa inovadora embalagem de café é um reflexo da criatividade e da qualidade dos produtos latino-americanos, projetada para ser reciclável e atender às expectativas do consumidor moderno.

Com os Packaging Innovation Awards, a Dow celebra conquistas e promove soluções de embalagem que fomentam a circularidade, o uso eficiente de recursos e melhoram a experiência do consumidor, impulsionando, assim, a inovação na indústria. Como patrocinadora, a Dow não participa da apresentação, avaliação ou seleção de inscrições para garantir a integridade e imparcialidade do prêmio. Para mais detalhes sobre os critérios e categorias de premiação. Para ver a lista completa de vencedores, consulte aqui.

Agência Oribá
Fernanda Casemiro – fernanda.casemiro@agenciaoriba.com.br
Sarah Lopes – sarah.lopes@agenciaoriba.com.br

Publicidade