Mineração Paragominas reduz o volume de resíduos gerados através de um processo para a gestão de filtros de óleo usados

Iniciativa traz impacto positivo ambiental e econômico, alinhando-se às metas globais da companhia para redução de emissões de carbono


A Mineração Paragominas (MPSA) reduziu em 62% o volume de resíduos gerados através de um processo inovador para a gestão de filtros de óleo usados. A iniciativa substitui a incineração dos elementos filtrantes e diminui as emissões em cerca de 11,73 toneladas de carbono equivalente, contribuindo para a meta global da Hydro de reduzir emissões líquidas a zero até 2050. Além dos benefícios ambientais, o grupo estima uma economia de R$ 100 mil por ano em custos de acondicionamento e transporte de resíduos.

Desenvolvida pela equipe de manutenção preditiva, a técnica pioneira envolve o corte da camada metálica externa dos filtros, permitindo a separação do metal, plástico e elemento filtrante. Essa prática possibilita que grande parte dos materiais seja reciclada, reduzindo o volume de resíduos incinerados e diminuindo a pegada de carbono associada ao processo.

“Com a nova abordagem, diminuímos a pegada ambiental na operação e melhoramos nossa eficiência operacional. A análise preditiva aplicada ao material particulado retido nos filtros nos permite otimizar o processo de manutenção e prolongar a vida útil dos equipamentos, o que demonstra que sustentabilidade e inovação andam de mãos dadas”, destaca Anderson Martins, Diretor Industrial da Mineração Paragominas

Com a separação e reciclagem dos componentes, o volume de resíduos foi reduzido para 4,6 toneladas ao longo deste ano. Essa iniciativa gerou, ainda, receita com a venda dos materiais reciclados, como a sucata ferrosa. A nova abordagem está alinhada com o Decreto 10.936/2022, que incentiva práticas de gestão sustentável de resíduos e reforça o compromisso da Hydro com a economia circular.

“Ao implementarmos essa técnica, passamos a gerar valor a partir de materiais que antes eram descartados e estamos contribuindo para a construção de uma operação cada vez mais sustentável e eficiente”, complementa Anderson.

A inovação na gestão de resíduos representa mais um passo na trajetória da Hydro rumo à descarbonização e à adoção de práticas operacionais responsáveis, destacando-se como referência na indústria de alumínio e mineração. Desde 2022, a companhia realiza o maior investimento em ações voltadas para o clima e o meio ambiente da indústria do alumínio no Brasil. São mais de R$ 8,8 bilhões anunciados, direcionados para soluções inovadoras em redução de emissões, reflorestamento, economia circular, produção e consumo de energias renováveis, entre outros.

Informações de imprensa:

hydro@ideal.pr

Beatriz Leong (beatriz.leong@ideal.pr)     

Publicidade