MANN+HUMMEL celebra 70 anos no Brasil com ampla contribuição social e novos investimentos
Por Curadoria Revista Meio Filtrante Edição Nº 130 - Setembro/Outubro 2024 - Ano 23 -
Maior operação na América do Sul, Brasil tem representatividade estratégica e importância reconhecida pela organização mundialmente
Marca estabelecida mundialmente entre as líderes no setor de filtração, a MANN+HUMMEL foi fundada em 1941 na Alemanha. Com faturamento global de 4,7 bilhões euros em 2023, reúne 22.000 colaboradores em mais de 80 localidades espalhadas pelo mundo, que produzem 32 filtros por segundo atualmente.
Uma parte expressiva desse sucesso pode ser creditada à operação brasileira, que chega aos 70 anos de atividade e tem um lugar especial no grupo. A matriz não cita o faturamento, mas ressalta que a MANN+HUMMEL Brasil, detentora da marca MANN-FILTER, é uma das fábricas mais antigas do grupo fora da Alemanha e a maior operação na América Sul, o que dá uma ideia da importância local no contexto geral dos negócios.
A organização veio ao Brasil em 1954 a pedido das montadoras alemãs, que logo após a Segunda Guerra Mundial se estabeleceram na América do Sul e já eram clientes da MANN+HUMMEL na Europa. A filial brasileira foi estabelecida inicialmente no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo e transferida em 1979 para Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, com o objetivo de ampliar a produção.
Nos primeiros anos da empresa no país, a indústria automotiva continuava a crescer e cada vez mais companhias alemãs se instalavam no Brasil, vislumbrando um futuro promissor. Os relacionamentos sólidos construídos na Europa facilitaram os primeiros anos da MANN+HUMMEL no país, porém não quer dizer que a trajetória foi fácil, pelas próprias questões sociais e instabilidade econômica que marcaram o Brasil por muitos anos.
“A economia brasileira passou por vários períodos de instabilidade, como por exemplo, a hiperinflação entre os anos 1980 e 1990, os planos econômicos malsucedidos e a flutuação da moeda”, destaca Bert Kempeneers, vice-presidente e gerente-geral da MANN+HUMMEL Brasil, que com Maria Luisa Ferrareto, vice-presidente Finanças e Controladoria, são os principais executivos no país.
Porém, a organização sempre acreditou no potencial do Brasil e seguiu firme no propósito de manter os investimentos e fortalecer a operação. Reconhecida pela qualidade da linha de filtros desde a chegada ao país, a MANN+HUMMEL se dedicou a entender as necessidades únicas locais, com abordagem orientada para a excelência e a pesquisa incessante, o que permitiu que alcançasse destaque como referência na área de filtragem, cumprindo a missão de separar o útil do prejudicial, proporcionando mobilidade, ar, água e indústria mais limpos.
Elevado Índice de Satisfação |
Uma mina de talentos
A tradição de superar as dificuldades e o sucesso alcançado pela fábrica de Indaiatuba motivaram a ampliação da estrutura, com o estabelecimento de novas plantas: Betim (MG), em 2009, com área de 6.000 m² e 90 colaboradores; e Sapucaia do Sul (RS), 2019, com área de 1.100 m² e 10 colaboradores. Indaiatuba segue como a maior fábrica no país, com área de 120.000 m² e 900 colaboradores.
A equipe de trabalho tem realizado grandes contribuições não só do ponto de vista local como também mundial, e a organização não poupa elogios aos colaboradores brasileiros: “O Brasil realmente não é para amadores. As dificuldades deste país fomentam grande criatividade e a resiliência das pessoas. Por isso, costumo dizer que Brasil é uma escola de bons profissionais. Não é à toa que temos dezenas de profissionais brasileiros da nossa empresa, que foram recrutados para trabalhar em outras plantas da MANN+HUMMEL ao redor do mundo. O Brasil é mina de talentos”, afirma Kempeneers.
Áreas de atuação
O grupo MANN+HUMMEL está dividido em duas unidades de negócio: Transportation e Life Sciences & Environment (LS&E). No Brasil, os negócios possuem maior relevância na primeira unidade, a partir da produção de filtros de ar, óleo, combustível e cabine (ar-condicionado) para os mercados da reposição (aftermarket); linha pesada; carros de passeio e industrial. Na reposição, a MANN+HUMMEL é reconhecida desde o início da operação no país pela marca MANN-FILTER, que reúne 6,8 mil filtros para mais de 300 mil aplicações em veículos de transporte urbano ou fora de estrada.
A segunda unidade de negócios, LS&E, é focada no desenvolvimento de soluções para filtragem de ar e água, em diversas aplicações incluindo espaços internos e externos, salas limpas e aplicações industriais, além de purificadores de ar com filtros HEPA para separar vírus, bactérias e outros microrganismos.
Além disso, a unidade oferece sistemas para filtração de poeira fina e dióxido de nitrogênio para melhorar a qualidade do ar externo, e sistemas de filtração de água para tratamento de água e efluentes municipais e industriais. Aplicações especiais no setor alimentício, biotecnologia e áreas de água ultrapura como microeletrônica também são cobertas pela LS&E.
Inovações brasileiras |
Pesquisa e desenvolvimento
A MANN+HUMMEL possui centros de pesquisa e desenvolvimento distribuídos no mundo todo. Por ser uma empresa que opera globalmente, em caso de uma localidade não ter ainda determinada solução em filtragem é simples incorporar esse know-how, pois o intercâmbio entre as plantas faz parte da rotina.
O Brasil tem contribuído muito nesse contexto. No segmento da reposição, há dois exemplos que são comercializados com a marca MANN-FILTER: a família MULTI-FILTROS (vide box) e os filtros separadores de água do diesel, conhecidos no mercado como família WK10. Ambas as soluções foram desenvolvidas no Brasil e hoje são comercializadas em toda América Latina.
Para o mercado OEM, são desenvolvidos projetos para os sistemas de filtração do ar em conjunto com as montadoras, atuando como “co-designer” do projeto para mercados local e exportação, especialmente para a Europa.
Qualidade assegurada e reconhecimento
Segundo Kempeneers, os principais diferenciais da MANN+HUMMEL estão no amplo reconhecimento de mercado e a vanguarda mundial, resultados da combinação de produtos de qualidade elevada e uma cultura organizacional orientada a pessoas. Por esses fatores, a organização tem sido catalisadora de inovação e talentos ao longo dos anos, com soluções que não apenas atendem aos requisitos regulatórios mais rigorosos, mas vão além, antecipando-se às demandas futuras e superando as expectativas do mercado.
A MANN+HUMMEL atende as principais montadoras brasileiras nos segmentos de motocicletas, veículos a passeio, tratores, caminhões, ônibus, máquinas de construção, compressores e motores industriais. “Hoje em dia, apenas qualidade não é o suficiente. Nesse sentido, investimos em inovações e na prestação de um serviço de excelência. Oferecemos atendimento dedicado e exclusivo através dos nossos canais de atendimento com a marca MANN-FILTER, para estar sempre um passo à frente dos nossos clientes”, diz Kempeneers.
Cumprindo requisitos elevados não só em qualidade, mas também em meio ambiente, saúde e segurança, a MANN+HUMMEL possui certificações entre as principais vigentes na atualidade, como ISO 9000 – qualidade; IATF 16949 – requisito específico de cliente; ISO 14001 – meio ambiente; e ISO 45001 – saúde e segurança.
Fruto dessa política, recebe prêmios constantemente dos clientes, sejam da área de reposição ou montadoras, não só pela qualidade de produtos e serviços, mas também por sustentabilidade e responsabilidade social.
Para exemplificar, seguem as premiações mais recentes, considerando apenas o ano de 2024:
• Prêmio Everest – terceiro lugar na categoria Índices Financeiros, pelo Grupo Comolatti;
• Prêmio Everest – terceiro lugar na categoria Socioambiental, pelo Grupo Comolatti;
• CNH Supplier Excellence Awards – Categoria Melhor Fornecedor Parts & Service para Agricultura;
• Prêmio Top of Mind – categoria filtros para a linha pesada – pela Transpodata.
Destaca-se ainda que desde 2021, há no Grupo MANN+HUMMEL uma premiação global denominada M+H Awards, que reconhece a performance em diferentes categorias entre as plantas no mundo todo. A MANN+HUMMEL Brasil é o principal destaque na categoria Pessoas e Cultura, com o maior número de premiações em nível global, sendo vencedora por três anos consecutivos.
Eventos e vídeo comemorativo
Para celebrar os 70 anos no Brasil, a MANN+HUMMEL terá ao longo de 2024 uma série de ações comemorativas, entre as quais o evento com autoridades; Domingo Ecológico; e café social. Segundo a empresa, os eventos são oportunidades ideais para expressar gratidão àqueles que contribuíram para o crescimento e sucesso contínuo da organização: colaboradores, que por meio da dedicação na busca dos resultados, desempenham papéis fundamentais; clientes leais que confiaram na qualidade dos produtos e serviços oferecidos; autoridades, que reconheceram a contribuição significativa da empresa para a economia local – e todos serão convidados a participar desses momentos, que marcam a trajetória dos 70 anos da empresa em solo brasileiro.
E como parte integrante dessas ações, a MANN+HUMMEL vai estender as celebrações à comunidade com eventos abertos ao público, atividades de responsabilidade social corporativa e parcerias com organizações sociais, especialmente planejados para retribuir à comunidade e fortalecer os laços que unem a empresa ao ambiente no qual está inserida e participa ativamente.
“Acreditamos na importância de ser uma força positiva na comunidade, promovendo produtos de alta qualidade e impacto social positivo. Que esses eventos comemorativos sejam uma expressão sincera de gratidão, e o impulso para um futuro ainda mais brilhante e colaborativo junto a toda comunidade”, afirma Kempeneers.
A empresa também desenvolveu um vídeo manifesto comemorativo com duração de 30 segundos, ponto de partida das celebrações no Brasil. Através de imagens e texto, é feita uma leitura dos diversos caminhos percorridos pelos brasileiros nessa jornada, nos mais diferentes meios e veículos, sempre apoiados pela MANN+HUMMEL.
Com o título “70 anos MANN+HUMMEL Brasil: Juntos, filtrando o futuro do nosso país”, o vídeo ainda destaca a missão da organização em separar o útil do prejudicial por meio da filtragem, e proporcionar ao país, um futuro mais limpo e sustentável. O vídeo pode ser assistido no canal da MANN+HUMMEL no YouTube.
https://www.youtube.com/@mannhummel.
Empresa cidadã
A MANN+HUMMEL leva a sério o conceito de empresa cidadã, e há muito tempo desenvolve ações em benefício da comunidade, com mais de 15 anos de tradição na realização de iniciativas de responsabilidade social, respeitando sempre a defesa do direito das pessoas e do planeta. No total são mais de 20 projetos apoiados e de longo prazo, entre os quais destacam-se o Domingo Ecológico (sustentabilidade), e a Sexta-feira da Alegria (voluntariado).
Realizado desde 2008, o Domingo Ecológico compreende seis eventos anuais abertos ao público, visando formar multiplicadores de boas práticas na comunidade. O projeto ocorre em parceria com a Secretaria da Educação e a Escola Ambiental Municipal Bosque do Saber, com grande sucesso: em 2023, teve a participação de cerca 6 mil pessoas na somatória dos eventos.
A Sexta-Feira da Alegria ocorre desde 2006, sendo um projeto de voluntariado com visitas realizadas mensalmente pelos colaboradores a hospitais, creches e lar de idosos, para levar alegria aos que passam por momentos delicados e estejam em situação de vulnerabilidade social ou patológica.
Entre as iniciativas em prol do meio ambiente, a empresa mantém quatro torres de filtragem do ar no terminal de ônibus da Praça Dom Pedro, em Indaiatuba. A tecnologia filtra as partículas finas resultantes do desgaste de pneus, freios, asfalto e fuligem de escapamento ou chaminés industriais, proporcionando um ar de melhor qualidade em centros com grande concentração de pessoas e tráfego de veículos. O projeto reduziu aproximadamente em 30%, as partículas finas PM10 no ambiente.
“Queremos ser vistos como bons vizinhos na nossa comunidade, e por isso assumimos o compromisso com ela”, explica o vice-presidente e gerente-geral da MANN+HUMMEL Brasil. Localizada no Rio Grande do Sul, a planta de Sapucaia do Sul não foi atingida pelas recentes enchentes que assolaram o Estado. Mas sempre atenta às questões sociais, a MANN+HUMMEL atuou proativamente e realizou uma campanha especial de arrecadação interna com os colaboradores para destinar água, roupa, sapatos, produtos de higiene pessoal e alimentos, com pontos de coleta estabelecidos na cidade de Indaiatuba.
Engajamento setorial
Em prol do desenvolvimento do mercado, a MANN+HUMMEL é membro da Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – e contribuiu com a fundação da entidade em 2006.
A empresa tem participação ativa e também atuou há 12 anos em conjunto com outras associadas, para o estabelecimento do programa Descarte Consciente Abrafiltros, programa de logística reversa pós-consumo que já reciclou mais de 41 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, implantado nos Estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, em cumprimento das legislações ambientais.
Raul Cavalaro, diretor de vendas e marketing da MANN+HUMMEL, foi entrevistado em julho no décimo episódio do “Conversa com o Associado”, videocast produzido pela Abrafiltros, no qual destacou os 70 anos da empresa e a importância em participar do programa Descarte Consciente Abrafiltros, entre outros assuntos. A entrevista completa pode ser vista no canal do YouTube da associação.
https://www.youtube.com/watch?v=JS9MQG1l0R0.
Otimismo com o futuro
“O mundo está mudando cada vez mais rápido e essas mudanças sempre geram oportunidades, estamos confiantes e a MANN+HUMMEL tem se preparado para essas possíveis mudanças. Ainda não há uma visão clara de qual será a força motriz dos novos carros (combustão, flex, elétricos ou células de combustível), mas temos filtros desenvolvidos para quaisquer das tecnologias”, diz Kempeneers.
Por todos os pontos elencados, organização vê a operação brasileira de forma positiva em termos de crescimento: “Somos um dos líderes no segmento de filtragem, com trajetória consolidada. Encaramos o futuro com otimismo, expandindo continuamente as áreas de atuação em filtração, indo além do segmento automotivo”, explica o executivo, que já planeja a continuidade da expansão dos investimentos no Brasil: “Investiremos pesado nos próximos dois anos em digitalização, infraestrutura, indústria 4.0 e áreas produtivas”.
MANN+HUMMEL |