Electric Days encerra a sua segunda edição no Brasil

Evento aconteceu no Prédio da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), nos dias 12 e 13 de novembro


Encontro reuniu importantes especialistas e executivos de grandes montadoras e entidades do setor, como Anfavea e ABVE

Foram debatidos temas essenciais ligados à eletrificação, aos veículos híbridos, ao desenvolvimento da tecnologia do hidrogênio pelo mundo e à reciclagem de baterias, entre outros tópicos.

Organização do Electric Days anunciou no dia 12 de novembro, que a próxima edição do Electric Days, a terceira edição no Brasil, será realizada em junho de 2025 no Rio de Janeiro (RJ), dentro do Energy Summit, evento global focado em inovação e empreendedorismo nos setores de energia e sustentabilidade.

Electric Days, evento global organizado pela Motorsport Network, encerrou a sua segunda edição no Brasil. O encontro foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). Um dos pontos fortes do encontro foi a presença de importantes setores do mercado brasileiro da eletromobilidade.

“O evento reuniu grandes especialistas, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Marcio de Lima Leite; o presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Ricardo Bastos; o vice-presidente de Comunicação, Relações Governamentais e ESG da General Motors do Brasil, Fabio Rua, executivos de grandes montadoras, como Hyundai e Ford; e o Diretor Geral da BorgWarner Battery and Charging Systems no Brasil, Marcelo Rezende”, destaca Fábio Trindade, CEO da Motorsport Network.

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No evento, foram anunciadas inovações e discutidos temas fundamentais para o futuro da mobilidade. Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit e vice-presidente de Energia e Sustentabilidade da MIT Technology Review, abordou o impacto dos veículos elétricos na matriz energética brasileira. Com base em dados e projeções, ele destacou que, com um planejamento adequado, o risco de um apagão no Brasil causado pela eletrificação veicular é praticamente inexistente e que, nos próximos dez anos, esse risco é nulo.

Fábio Rua, vice-presidente de Comunicação, Relações Governamentais e ESG da General Motors do Brasil, confirmou investimentos de R$ 7 bilhões da empresa em novos modelos híbridos-flex na fábrica de São Caetano do Sul (SP). Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, confirmou o retorno do Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado entre 22 de novembro e 2 de dezembro do próximo ano.

Ricardo Bastos, presidente da ABVE, destacou a crescente preferência do público brasileiro por veículos híbridos plug-in, uma tendência que tem se expandido para o interior do país. André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford para a América do Sul, ressaltou as metas futuras da montadora, que busca equilibrar sua oferta de motores a combustão, mantendo os motores V6 e V8 nos modelos icônicos da marca.

Marcelo Rezende, Diretor Geral da BorgWarner Battery and Charging Systems no Brasil, desmistificou vários mitos, trazendo uma visão atualizada de todo ecossistema de bateria veicular no Brasil e no mundo.

Além disso, o Capitão Loures, da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), falou sobre a organização e os valores que norteiam a instituição militar, como disciplina, hierarquia, trabalho em equipe e a preocupação com resultados. Demonstrou, também, a preocupação ambiental da FAB, informando que a fumaça dos aviões é produzida utilizando um óleo biodegradável desenvolvido em parceria com a EMBRAER, mesma fabricante dos aviões.

Exposição de diferentes tecnologias

Além de todo esse conteúdo de qualidade, que contribuiu para informar e desmitificar muitas questões relacionadas aos veículos elétricos, foram expostos 12 veículos no evento, sendo nove elétricos, dois híbridos e até um movido a hidrogênio, o modelo Nexo, da Hyundai – não comercializado no Brasil.

Entre os destaques, chamaram a atenção os SUVS 100% elétricos GM Blazer RS e Equinox AWD, lançados recentemente no Brasil. Importados dos Estados Unidos, esses modelos trazem a GM de volta ao mercado da eletromobilidade no país. Outro modelo que se destacou foi o Hyundai Ioniq 5, que inaugura no mercado brasileiro a categoria dos CUVs (Crossovers Utility Vehicles).

Em seu espaço, a BorgWarner apresentou a sua estação de recarga DC para baterias, uma solução de carregamento rápido que fornece uma faixa de potência escalável de 120 kW até 600 kW e que pode ser aplicada em diferentes tipos de veículos elétricos. 

Edição de 2025 será junto com o Energy Summit

Em 2025, o Electric Days se unirá ao Energy Summit, evento global de inovação em energia e sustentabilidade realizado em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Essa edição expandirá as discussões para a mobilidade elétrica, contando com exposição e test drive de veículos eletrificados, incluindo automóveis, vans, caminhões e ônibus. Além disso, será apresentado muito conteúdo interessante e inovador com os maiores nomes do setor de mobilidade do Brasil, abordando a descarbonização e o futuro da mobilidade elétrica no país.

“O evento acontecerá de 24 a 26 de junho de 2025 no Rio de Janeiro (RJ). O Electric Days liderará o ecossistema da mobilidade elétrica dentro do Energy Summit, abordando temas como infraestrutura e sistemas de baterias e recarga, entre outros, em um evento de grande porte que, neste ano, atraiu mais de 10 mil participantes ao longo de três dias. Com essa parceria, expandiremos nosso projeto no Brasil para uma escala ainda maior”, afirma Trindade.

Todo o conteúdo abordado nesta semana no Electric Days está disponível, gratuitamente, on-line. Basta acessar o canal do Motor1 no YouTube.

Christiane Nociti (christiane.nociti@grupoprinter.com.br)    

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