Recuperação dos principais reservatórios dos subsistemas do Sistema Interligado Nacional
Approach Comunicação -
Recuperação da Energia Armazenada, após meses de estiagem, segue em andamento
O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) para a semana operativa entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro já apresenta os indicadores para o encerramento de 2024. A recuperação dos principais reservatórios dos subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) está em ritmo compatível com as afluências registradas até o momento. A expectativa é que três subsistemas cheguem a 31 de dezembro com patamares de Energia Armazenada (EAR) superiores a 40%, sendo o Sul aquele com o percentual mais elevado, 60,5%, seguido pelo Sudeste/Centro-Oeste (48,7%) e pelo Nordeste (46,8%). A região Norte deve ser de 38,3%.
"Os dados indicam que para o final de dezembro a recuperação dos níveis dos reservatórios, após um período de estiagem severa, ainda não foi completa, apesar de termos registrado avanços. Os volumes iniciais de precipitação do período úmido têm se mantido dentro do esperado, e isso é um ponto positivo. Seguimos acompanhando com atenção todos esses indicadores, buscando antecipar as demandas para a operação e o planejamento do sistema no próximo ano", afirma Marcio Rea, diretor-geral do ONS.
O subsistema Sul tem a mais elevada projeção para a Energia Natural Afluente (ENA) ao final de dezembro, podendo chegar a 136% da Média de Longo Termo (MLT). Para as demais regiões, as perspectivas são as seguintes: 95% da MLT no Sudeste/Centro-Oeste; 84% da MLT no Norte; e 60% da MLT no Nordeste.
O Custo Marginal de Operação (CMO) está equalizado em todas as regiões no valor de R$ 5,91, uma redução expressiva ante à projeção da última revisão (R$ 90,83). A queda no CMO reflete, entre outros fatores, a melhoria nas projeções da ENA, que é a quantidade de água que chega aos reservatórios das usinas hidrelétricas e que pode ser convertida em energia elétrica.
Os cenários prospectivos para a demanda de carga são de crescimento no Sistema Interligado Nacional (SIN) e em três subsistemas. O avanço no SIN deve ser de 0,5% (80.805 MWmed). A maior aceleração é esperada na região Norte, com 11,8% (8.143 MWmed). O Sul e o Nordeste também devem expandir: com 4,8% (14.497 MWmed) e 1,4% (13.592 MWmed), respectivamente. Apenas o Sudeste/Centro-Oeste tem a estimativa de redução: 2,9% (44.573 MWmed). Os números são comparações entre as projeções para dezembro de 2024 ante o verificado no mesmo período de 2023.
Clique aqui para conferir o relatório na íntegra.
Acompanhe também as notícias do Operador no LinkedIn ; Instagram; Canal de Whatsapp; ou no nosso podcast Conexão ONS nas plataformas de áudio Spotify ou Deezer.
:: Informações à imprensa – ONS
Approach Comunicação
E-mail: ons@approach.com.br