Voith Paper celebra 10 anos das tecnologias de preparação de massa BlueLine
LVBA Comunicação – Voith -
Produtos que se destacam pelo baixo consumo de energia, custos reduzidos de manutenção, menor consumo de água e perda de fibras
As soluções de preparação de massa da Voith são utilizadas por fabricantes de papel em todo o mundo. Desde 2014, as inovadoras tecnologias BlueLine da fornecedora de linha completa têm se destacado com um exemplo de sustentabilidade, economia de custos e preparação para o futuro no setor. A linha de produtos BlueLine, que economiza recursos e requer baixa manutenção, consolidou-se no setor como o padrão ouro para sistemas de preparação de massa robustos e eficientes, sendo que atualmente conta com mais de 20 famílias de produtos. Em todo o mundo, os sistemas BlueLine produzem suspensão para 40,4 milhões de toneladas de papel, com mais de 85 grandes sistemas BlueLine OCC em operação. Isso torna a Voith a líder de mercado em preparação de massa.
Foco claro em eficiência de recursos e facilidade de uso
“Essencialmente, 2014 marcou o culminar de uma série de inovações profundas e o início de uma nova era na preparação de massa”, afirma Steffen Bassmann, Diretor de Produtos da Fiber Systems na Voith Paper. As mais de 20 famílias de produtos inovadores foram projetadas de tal forma que podem ser usadas em todos os tamanhos e variantes de sistemas disponíveis no mercado. Todos os componentes representam a qualidade comprovada da Voith, com custos reduzidos de energia, fibras, água e manutenção, além de uma capacidade de operação e segurança ocupacional aprimoradas. As soluções otimizadas podem alcançar aumentos de eficiência de 20 a 30%, que se traduzem em economias de custos significativas e processos ambientalmente mais amigáveis.
“Oferecemos máquinas robustas, processos altamente automatizados e serviços especializados que economizam fibra, água e energia,” afirma Bassmann. “E continuamos a fazer isso em uma escala que ninguém considerava possível antes de 2014.”
Referências globais confirmam o sucesso
A Modern Karton, maior fabricante de papelão e papel para embalagens da Turquia, foi uma das primeiras clientes a instalar os produtos BlueLine. "Temos orgulho de estar entre os pioneiros no uso das inovações BlueLine, o que nos proporciona benefícios significativos no aumento do rendimento das fibras e na notável redução do consumo de energia", relata Ersin Sahin, Diretor de Produção da Modern Karton. "Esses resultados excepcionais estão nos ajudando a elevar nossas operações a um novo patamar de desempenho e estabilidade de processo.
Especialmente impressionante é a capacidade do sistema de preparação de massa da Voith de lidar com altas taxas de rejeitos de matéria-prima, de até 15%, com o sistema de desagregamento da Voith BluePulp LC. Isso significa que ampliamos as alternativas na escolha de matérias-primas", afirma Sahin. A empresa confirmou sua confiança na Voith ao instalar uma máquina de papel de alta velocidade com preparação de massa BlueLine no ano passado, que produz diariamente 2.400 toneladas de papel reciclado para embalagens onduladas, e reforçou ainda mais seu compromisso com a inovação realizando a instalação de um dos primeiros refinadores inteligentes InfibraFiner DG Refiner para a PM 3.
Nos últimos anos, a Voith também forneceu inúmeros sistemas de preparação de massa BlueLine para a indústria de papel chinesa. Em 2017, por exemplo, os sistemas de preparação de massa OCC foram fornecidos à fabricante chinesa de papel Shanying Suzhou Paper para suas duas máquinas de papel PM 21 e PM 22. A Huaqiao Fenghuang também equipou sua PM 6, que produz diariamente 2.200 toneladas de papel, com as mais recentes máquinas BlueLine. Jia Tinghe, Gerente de Produção, comenta: "A Voith nos proporcionou excelente suporte e serviços. No futuro, esperamos que essa cooperação continue a nos trazer ainda maior sucesso."
Na fabricante alemã de papel para embalagens onduladas Schoellershammer, em Düren, em 2016 foi instalado um sistema de preparação de massa OCC para 800 toneladas diárias de papel na PM 6. Uma planta de OCC comum exigiria mais de 120 kWh de eletricidade por tonelada para operar. Na Schoellershammer, esse valor é de cerca de 60 kWh/t. Armin Vetter, Diretor de Produção e Tecnologia da Schoellershammer, afirma com convicção: "Graças ao sistema de preparação de massa BlueLine e à máquina de papel XcelLine, alcançamos uma alta eficiência energética e podemos produzir papéis para embalagens de forma sustentável. Nossa confiança na Voith foi recompensada; estamos extremamente satisfeitos com as soluções.
Em 2019, a fábrica de papel alemã Palm, em Aalen, também adquiriu um sistema de preparação de massa da Voith para sua PM 5, com um volume de produção de 2.200 toneladas por dia. Quinhentas toneladas são processadas por um conceito inovador de desagregamento que reduz o consumo de energia em mais de 30% em comparação com os sistemas convencionais de desagregamento. "Graças ao conceito personalizado da Voith, sua expertise e suporte profissional, conseguimos atingir e até mesmo superar as metas de desempenho em um curto período de tempo. No quesito sustentabilidade, essa tecnologia ocupa uma posição de destaque e é uma excelente ferramenta para aumentar ainda mais a eficiência de nossos recursos e alcançar nossas metas", resume Stephan Gruber, Diretor de Tecnologia da Palm.
Nos Estados Unidos, mais de 10 sistemas para OCC, com um volume de produção de aproximadamente 16.910 toneladas por dia em diversos tamanhos foram vendidos desde o lançamento da linha BlueLine. Entre eles está a Pratt Industries, fabricante norte-americana de papel em Henderson, Kentucky, que no ano passado contratou a Voith para fornecer um sistema de preparação de massa BlueLine para sua máquina de papel com capacidade de 1.450 toneladas de papel por dia. Outros projetos notáveis nos EUA incluem a entrega de um sistema de preparação de massa de OCC para a fabricante de papel Green Bay Packaging, onde a Voith, com sua ampla experiência como fornecedora de linha completa, projetou e instalou com sucesso toda a linha de produção, composta por um sistema de preparação de massa BlueLine e uma máquina de papel. "Houve uma redução significativa de fibras, energia e água com a ajuda das tecnologias inovadoras da Voith", diz Matt Szymanski, Vice-Presidente de Operações da Green Bay Packaging. "As soluções da Voith provaram ser um divisor de águas, estabelecendo novos padrões de sustentabilidade e eficiência em nossas operações."
A Voith continuará a expandir seu portfólio de preparação de massa BlueLine no futuro. O foco permanecerá na conservação de recursos e, em particular, na automação de sistemas. O objetivo é oferecer soluções para uma produção de papel ainda mais eficiente, rentável e segura, além de minimizar ainda mais o impacto ambiental.
Marcus Vinícius (marcus.vinicius@lvba.com.br)