Os data centers se destacam como uma solução moderna que alia eficiência operacional e sustentabilidade ambiental
RPMA Comunicação -
Segundo especialista da companhia, otimização energética, modularidade inteligente, uso de recursos duráveis e de fontes de energia renováveis
À medida que a demanda por infraestrutura digital cresce de forma exponencial, os data centers pré-fabricados - ou modulares - se destacam como uma solução moderna que alia eficiência operacional e sustentabilidade ambiental. Segundo uma projeção da Data Bridge Market Research, o valor desse mercado deve crescer 18,5% em âmbito global até 2030.
Olhando para essa tendência, Davi Lopes, diretor de Secure Power Brasil na Schneider Electric, líder global em transformação digital de gestão de energia e automação, lista cinco benefícios sustentáveis gerados por conta da implementação desse centro de dados:
- Otimização energética com sistemas avançados de refrigeração: o mecanismo de refrigeração de circuito fechado é capaz de controlar a temperatura com alta precisão. “Com essa tecnologia, os data centers modulares consomem menos energia na comparação com os métodos tradicionais, ajudando na redução do impacto ambiental e garantindo uma operação confiável e eficiente”, explica Lopes.
- Modularidade inteligente para uso responsável de recursos: devido à capacidade de expansão escalável, novos módulos são adicionados somente quando há aumento real na demanda. Desse modo, essa abordagem evita o uso desnecessário de materiais e energia, além de otimizar os investimentos e prolongar a vida útil do data center;
- Construção com recursos duráveis e recicláveis: “A construção de um data center modular prioriza materiais com vida útil longa e alta capacidade de reciclagem”, diz Lopes. “A produção e os testes dos módulos são realizados em fábricas especializadas, o que diminui significativamente os desperdícios no local de instalação.”
- Integração de fontes de energia renováveis: sempre que possível, os data centers pré-fabricados utilizam fontes mais ecológicas de energia, como solar e eólica. A integração desses recursos energéticos contribui para a queda da pegada de carbono, alinhando a operação com as metas globais de sustentabilidade.
- Conformidade com padrões ambientais rigorosos: todas as etapas de design, construção e manutenção desses data centers são planejadas para preservação do meio ambiente, atendendo aos padrões ambientais mais exigentes. Componentes de alta eficiência energética são escolhidos cuidadosamente para assegurar desempenho superior e responsabilidade ecológica.
Fabio Pinheiro (fabio.pinheiro@rpmacomunicacao.com.br)