Publicidade

Siemens e a S&P Global Market Intelligence 451 Research publicaram estudo sobre o metaverso industrial

Resultados indicam que 81% das empresas estão usando, testando ou planejando implementar soluções do metaverso industrial;


A S&P Global Market Intelligence 451 Research e a Siemens publicaram um relatório sobre o panorama do metaverso industrial em 2024. O relatório é baseado em uma pesquisa com 907 participantes de 16 indústrias e sete países (Austrália, Canadá, China, Alemanha, Índia, Reino Unido e EUA), além de entrevistas qualitativas adicionais.

O relatório mostra que 81% das empresas já estão usando, testando ou planejando implementar casos de uso no metaverso industrial. Quase 2/3 dessas empresas estão empregando ou testando soluções para melhorar o desenvolvimento de produtos, operações, gestão de força de trabalho e gestão da cadeia de suprimentos.

O restante das empresas estão fazendo investimentos estratégicos em tecnologias como gêmeos digitais, inteligência artificial (IA) industrial ou internet das coisas (IoT), conectando dispositivos físicos com a internet, permitindo a coleta e compartilhamento de dados. O planejamento das organizações é implementar essas tecnologias em soluções específicas do metaverso industrial nos próximos três anos. Em 2024, 62% das empresas que operam globalmente aumentaram os investimentos com tecnologias do metaverso industrial.

“As tecnologias fundamentais que possibilitam o metaverso industrial estão sendo rapidamente desenvolvidas em todo o mundo. Os investimentos em gêmeos digitais, inteligência artificial e internet das coisas estão acelerando. Muitas empresas estão experimentando essas tecnologias e as empregando em casos reais que demonstram o valor agregado do metaverso industrial. A transformação que está ocorrendo na indústria tem um objetivo estratégico claro: explorar e aproveitar soluções mais inteligentes e eficientes em diversos setores,” disse Peter Koerte, diretor de Tecnologia, diretor de Estratégia e membro do Conselho de Administração da Siemens AG.

“O metaverso industrial está provando ser mais do que apenas um conceito promissor – está emergindo como um motor central da transformação digital. Empresas de todos os tamanhos estão envolvendo recursos e avançando do teste para a implementação de soluções integradas que podem superar desafios complexos em grande escala,” acrescenta Brian Partridge, Chefe de Pesquisa da S&P Global Market Intelligence 451 Research. “Essa mudança de projetos piloto para aplicação completa reflete a crescente confiança no potencial do metaverso para impulsionar a eficiência e a inovação em diversos setores”, conclui.

Grandes empresas com mais de 5 mil empregados estão mostrando um aumento significativo em seus investimentos nessa área, com 58% relatando despesas mais altas. A parcela daquelas que investem mais de US$ 10 milhões anualmente dobrou para 30% em comparação com o ano anterior. As empresas de médio porte estão aumentando seus investimentos a uma taxa acima da média, com 68% relatando maiores despesas ano a ano. As empresas com menos de mil funcionários também estão tomando medidas: 58% estão aumentando seus investimentos em tecnologias do metaverso industrial. No entanto, elas enfrentam desafios com mais frequência devido a recursos limitados e dificuldades técnicas.

A profundidade da integração dessas novas tecnologias, no entanto, varia significativamente entre os setores. A maior parcela de empresas que utilizam essas tecnologias está nos campos de produtos industriais (38%), eletrônicos (26%) e alimentos e bebidas (26%).

Os investimentos no metaverso industrial estão crescendo em todos os mercados globais. Os Estados Unidos lideram com 38,4% das empresas usando ativamente tecnologias do metaverso industrial e 35,1% atualmente na fase de testes. A China segue de perto, com 37,9% das empresas já usando soluções e 39,9% testando-as. A Alemanha também está fortemente engajada, com 34% das empresas empregando as tecnologias e 31,9% na fase de testes. Outros países, incluindo Canadá, Austrália, Reino Unido e Índia, também estão avançando com as tecnologias, com 21 a 27% das empresas usando ativamente e 29 a 36% testando-as.

Apesar da ampla e acelerada introdução dessas tecnologias, o nível de investimento varia entre as regiões. A América do Norte lidera em termos de profundidade de adoção, com 23% dos entrevistados classificados como líderes no tema. A Europa segue com 19%, enquanto 15% das empresas na região Ásia-Pacífico são consideradas líderes.

Os crescentes investimentos em 2024 em todas as regiões destacam que o metaverso industrial está se tornando uma realidade. As empresas estão cada vez mais priorizando tecnologias que impulsionarão a eficiência e o crescimento sustentável nos próximos anos.

Flávia Rodrigues (flavia.rodrigues@inpresspni.com.br)    

Publicidade