Foton acaba de alcançar a marca de 1 milhão de veículos exportados a partir da China
Revista Fator Brasil -
Atualmente, a empresa tem 23 fábricas no território chinês, onde produz um portfólio completo de veículos comerciais
Empresa é a maior exportadora de veículos comerciais da China, com presença em mais de 130 países. Tecnologia avançada, foco em sustentabilidade e parcerias estratégicas impulsionam o crescimento da marca no mercado global. No Brasil, Foton vende caminhões semileves, leves e médios, com portfólio a ser ampliado em 2025.
A Foton acaba de alcançar a marca de 1 milhão de veículos exportados a partir da China. Atualmente, a empresa tem 23 fábricas no território chinês, onde produz um portfólio completo de veículos comerciais, que inclui caminhões semileves, leves, médios, semipesados e pesados, além de minicaminhões, vans, ônibus e picapes. São veículos movidos a diesel, a gasolina, híbridos, elétricos e, também, impulsionados a hidrogênio, que oferecem soluções eficientes e sustentáveis para todas as necessidades do mercado global de transportes.
—O marco de 1 milhão de unidades exportadas é o resultado da nossa grande capacidade produtiva e do sucesso da expansão global da Foton— diz Darren Lu, diretor- geral da Foton no Brasil. —Nossos rigorosos padrões de qualidade e sistemas avançados de fabricação inteligente permitiram colaborações com líderes globais da indústria automotiva, como Cummins, ZF e a fabricante de baterias para veículos elétricos CATL. São parcerias que fortaleceram o trabalho da Foton de desenvolver produtos eficientes e sustentáveis—.
Hoje, por exemplo, a Foton comercializa grande quantidade de caminhões (incluindo modelos 100% elétricos) na Europa, em países como Itália, Espanha e Polônia. No Chile, por sua vez, a empresa já vendeu até o momento mais de 1.400 ônibus elétricos.
A Foton também se tornou uma importante fornecedora de ônibus elétricos na região Ásia-Pacífico, com unidades, por exemplo, que fazem parte da primeira linha de ônibus elétricos que realizam viagens regulares entre Singapura e Malásia.
Na Austrália e Nova Zelândia, circulam ônibus movidos a hidrogênio da Foton. E há caminhões e ônibus da marca fazendo operações logísticas de longa distância em grandes territórios como Índia, México e Egito.
—No Brasil, a Foton disponibiliza hoje seus melhores caminhões semileves, leves e médios. Em nossas mais de 30 concessionárias no País, vendemos o Aumark S 315 [Peso Bruto Total de 3,5 toneladas], o Aumark S 715 [Peso Bruto Total de 7 toneladas], o Aumark S 916 [Peso Bruto Total de 9 toneladas] e o Aumark S 1217 [Peso Bruto Total de 11,5 toneladas], além do caminhão 100% elétrico iBlue, com PBT de 6 toneladas —explica Darren. —Até o começo de 2025, começaremos a vender no Brasil as picapes híbridas Tunland, os minicaminhões Wonder e o caminhão semipesado Auman 17T. Nosso objetivo é, em um futuro próximo, ter um portfólio completo no País, de picapes a caminhões pesados, com cada vez mais produtos movidos com energia limpa—.
Atualmente, os veículos da Foton chegam da China ao Brasil através do porto de Itajaí (SC), onde a empresa mantém um centro de distribuição de peças de reposição para as concessionárias brasileiras da marca. São mais de quatro mil part numbers disponíveis para o mercado de reposição no território brasileiro.
A Foton começou a vender seus produtos para outros países há 20 anos e, nesse período, se tornou a maior exportadora de veículos comerciais do território chinês. Hoje, comercializa veículos em mais de 130 nações, incluindo mais de 20 países das Américas.
Além de ter a China como seu principal polo exportador, a empresa possui 22 plantas de CKD ao redor do mundo, contribuindo para o desenvolvimento da indústria local e a criação de empregos em diferentes partes do globo.